quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Conselho de Cultura do Amapá chega em caravana ao Laranjal do Jari

Depois de percorrer 8 horas pela péssima BR 156 que liga o sul do Amapá a capital Macapá, o Conselho Estadual de Cultura chegou ao Laranjal do Jari para realizar audiência pública, que vai criar a Secretaria de Cultura, o Conselho, o Fundo, o Plano e o Sistema Municipal de Cultura de Laranjal do Jari. “A viagem é longa e cansativa, mas a beleza em seu percurso tira o estresse e nos deixa a vontade com a natureza em plena selva amazônica”, exclamou João Porfírio, presidente do Conselho Estadual de Cultura.
Durante o trajeto, os conselheiros pararam para ouvir histórias contadas pelos nativos da região do Vale do Jari, colheram informações valiosas e registraram belas paisagens do lugar. Cruzaram sobre um sítio arqueológico dentro da reserva extrativista do Cajari que corta a BR 156, com que fez o Iphan enviar ao local pesquisadores para fazerem escavações para novas descobertas e enriquecerem nossa história sobre os ancestrais que residiram no local a muitos anos atrás.
Hoje (17) os conselheiros juntamente com varias autoridades e convidados, irão visitar a primeira Igreja Católica construída pelo Vaticano na região, localizada na comunidade de Santo Antônio, depois seguem até a casa do Coronel José Júlio, que segundo historiadores foi o maior extrativista de Castanha-do-Pará no Laranjal do Jari e por isso era chamado de Coronel. Depois a comitiva segue para conhecer outros sítios arqueológicos existentes na região e encerrar o dia com um grande evento cultural em uma casa de show, com apresentações musicais de Cleverson Baia, Zé Miguel e artistas locais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmnte a Secult não compareceu, nem enviou represetante!!