quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eleição da Assembléia no Amapá vai parar na justiça



Quinze deputados querem eleição e não aclamação no pleito

O ano legislativo, marcado para iniciar nesta quinta-feira (3) pode esperar um pouco mais de tempo para ser anunciado pelo governador Camilo Capiberibe (PSB). A eleição para presidente, ocorrida na tarde desta quarta-feira (2) terminou com 15 deputados estaduais fora do plenário. Somente 9 votaram e elegeram o deputado do Partido Social Cristão (PSC), Moisés Souza. Os deputados que não votaram prometem entrar na justiça para que seja confirmada uma nova chapa, cancelada a eleição e dada oportunidade de votos a eles.
Mas, a bulha na Assembléia do Amapá começou na terça-feira quando o deputado pemedebista Dalto Martins (que nem viu a posse de José Sarney no senado) resolveu assumir os trabalhos sem haver sido aclamado novo presidente (como pede o regimento interno daquela Casa de Leis).
Uma liminar impetrada pela deputada Maria Góes (PDT) foi homologada pelo desembargador Agostino Silvério e a ela foi dada a presidência da Assembléia. Usando os preceitos de que não é póssível o mesmo deputado estar em duas chapas indeferiu a chapa de Jaci Amanajás (PPS) e Michel JK (PSDB) que concorriam ao pleito. Segundo informou o secretário da mesa, deputado Paulo José da Silva Ramos (PR), Jaci Amanajas, Manoel Brasil e Isaac Alcolumbre haviam assinado na chapa de Moisés e depois apareciam na chapa de Jaci Amanajás.
O deputado Dalto Martins (PDMB) bem que tentou impedir o prosseguimento da sessão, mas além de ser vaiado, foi voto vencido. Maria Góes então, homologou a chapa e empossou o deputado Moisés Souza como novo presidente da Assembléia Legislativa do Amapá para o biênio 2011/2012.
Os quinze deputados que não concordam com o que aconteceu prometem entrar na justiça e impedir com que o pleito seja oficializado. "Não tenho dúvidas de que foi válido e nossa administração será um sucesso", destacou em coletiva o presidente eleito Moisés Souza.
Em coletiva também, o gripos dos 15 levantou a hipótese de uma nova eleição "Se eles querem a presidência que ganhem no voto e não desta forma", lamentou Cristina Almeida (PSB). "O regimento precisa ser seguido e a eleição ocorrer não isso que se viu no plenário hoje", lamentou Dalto Martins.
Votaram a favor de Moisés Souza os seguintes deputados - Junior Favacho (PMDB), Roseli Matos (DEM), Sandra Ohana (PP), Paulo José Ramos (PR), Maria Góes (PDT), Edinho Duarte (PP), o prõprio Moisés Souza (PSC), Charles Marques (PT do B) e Keka Cantuária (PDT). Se ausentaram do plenário Dalto Martins (PMDB), Jaci Amanajas (PPS), Michel JK (PSDB), Manoel Brasil (PMN), Bruno Mineiro (PT do B), kaka Barbosa (PT do B), Cristina Almeida (PsB), Agnaldo Balieiro (PSB), Marilia Góes (PDT), Valdeco (PP), Eider Pena (PDT), Mira Rocha (PL), Zezé Nunes (PV), Isaac Alcolumbre (DEM) e Telma Gurgel (PRTN).

Nenhum comentário: