terça-feira, 23 de agosto de 2011
Anuário BRAZTOA mostra faturamento de R$ 7.6 bi em 2010 e revela dados inéditos do setor
Números confirmam importância de operadoras no Brasil e impacto em outros setores, como aéreo e hotelaria.
Nunca se viajou tanto pelo Brasil e nunca tantos brasileiros foram conhecer destinos internacionais. A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), criada em 1989, hoje com 87 associados, em busca de dimensionar a sua contribuição neste amplo mercado de viajantes, desenvolveu, ao longo dos últimos dois anos, o Datatur, lançado esta manhã, em São Paulo. Este estudo identifica, pela primeira vez, o tamanho e abrangência das atividades de seus associados (operadores de turismo, em sua maioria, além de representações de produtos turísticos). “Como tomar decisões estratégicas numa organização sem estar munido de informação sólida, precisa, consistente? Transformar este conjunto de dados e estatísticas em conhecimento é fundamental para o processo decisório”, diz o ex-presidente da entidade, José Eduardo Barbosa, que durante sua gestão desenvolveu o estudo.
Os números apurados, relativos ao ano de 2010, com a participação voluntária e anônima de 62 associados - que serviram de base para a projeção de dados do seu total de 84 associados à época - mostram o tamanho e a representatividade da entidade: suas empresas tiveram um faturamento de R$ 7.596 bilhões (22% de crescimento sobre 2009), tendo sido transportadas 4.796 milhões de pessoas. “Estimamos um crescimento no faturamento na ordem de 15% este ano”, diz o presidente da BRAZTOA, Marco Ferraz, adiantando que, no primeiro trimestre de 2011 o aumento nas vendas foi 20%.
Para dimensionar o que representa o número de pacotes vendidos* pelos associados BRAZTOA pode-se pegar a oferta anual da American Airlines para o Brasil (750.412 assentos) e multiplicar por seis. Ou então, lotar diariamente 77 aviões modelo Boeing 737, com capacidade para 170 pessoas, durante um ano. Deste volume de pacotes comercializados, 3.406 milhões foram no doméstico e 1.390 milhões no internacional.
Tal volume de vendas representou 12.974 milhões de diárias, número que lotaria durante 150 dias (ou cinco meses) toda a oferta hoteleira de Nova York (EUA), que possui, de acordo com o New York City Visitors & Convention Bureau, 86.500 leitos. “São números que mostram a dimensão do nosso negócio e como isso impacta na aviação, na hotelaria e em outros setores”, diz Ferraz.
Outros números apurados são a quantidade de profissionais que estes associados empregam diretamente (7.261), além do detalhamento do faturamento por setores (aéreo, terreste, marítimo etc) e por passageiro. “Por ser a primeira edição, buscou-se levantar as informações mais macro do negócio das operadoras. Neste ano já estamos conseguindo apurar outros dados”, diz Fabrizio Caritatos, consultor do Datatur, citando o faturamento por destino, passageiros por destino, preço médio dos pacotes por destino, divididos em internacional (continentes) e nacional (cinco macro regiões); o percentual do faturamento gasto com a folha de pagamento e terceirizados: (divididos por departamento de vendas e marketing, operação, administração e finanças); e o percentual do faturamento gasto com marketing (participação em feiras, assessoria de imprensa, anúncios, folheteria, banners etc). Todas estas informações estarão no anuário de 2012.
*Pacote completo, só terrestre, marítimo e/ou rodoviário.
O QUE FAZ UMA OPERADORA DE TURISMO
No sistema de distribuição de produtos e serviços na cadeia produtiva do turismo, as operadoras concentram sua atuação na formatação de pacotes – onde estão incluídos os produtos e serviços fornecidos por meios de hospedagem, transportadoras, empresas de receptivo local, cruzeiros, parques e atrações, escolas de intercâmbio, cartões de assistência, locadoras de veículos etc.
O operador trabalha junto aos principais fornecedores para garantir uma programação competitiva e de qualidade para o mercado. Mais que negociações com fornecedores, é preciso estabelecer uma relação de parceria e confiança entre todos estes elos.
Os agentes de viagens - sejam eles atuantes no meio físico ou virtual- são os principais canais de distribuição dessa cadeia. São eles que se responsabilizam pelo atendimento e venda direta ao consumidor que opta pela comodidade de fazer uma viagem organizada em forma de pacote, sem a necessidade de dispensar horas para fazer pesquisas e reservas por conta própria. Utilizando uma agência de turismo, o cliente conta com apoio profissional tanto no planejamento quanto na realização de sua viagem.
Consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro, com abrangência nacional, a BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – congrega as mais conceituadas empresas do setor, entre operadoras de turismo e empresas de representação de produtos nacionais e internacionais e destinos, responsáveis por estimados 85% dos pacotes turísticos comercializados no país – nacionais e internacionais - e 18% dos bilhetes aéreos emitidos. Conta atualmente com 87 associados.
Adrian Alexandri
Público.Com Consultoria em Comunicação
adrian@publicopontocom.com.br
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