quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Amapá e MRE dialogam sobre cooperação na fronteira com a Guiana Francesa

Brasília, 17/08/2011 – A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), a diretora da Agência de Desenvolvimento do Amapá Ivana Antunes e a secretária do Governo do Amapá em Brasília Divanaide Ribeiro reuniram-se nesta quarta, 17, com o ministro Santiago Irazábal Mourão, diretor do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores – MRE. Dias 25 e 26 de agosto, Mourão cumprirá agenda no Amapá, com viagem prevista até o Oiapoque.

A comitiva amapaense pediu ao ministro que o MRE convide, conjuntamente com o Governo do Estado do Amapá - GEA, representantes de governos estrangeiros para Expofeira do Amapá. A intenção do GEA é que a feira se torne um centro de oportunidades para atrair investimentos nacionais e internacionais aos setores onde o Amapá apresenta potencialidades e para a realização de negócios, além das oportunidades de lazer e cultura à população.

Organizada pelo Governo do Estado, a 48ª Expofeira ocorrerá na capital do estado, no Parque de Exposições da Fazendinha, entre os dias 30 de setembro e 9 de outubro.

Cooperação Brasil-França – Foram abordadas questões de cooperação que possam promover a maior presença do estado e o desenvolvimento econômico e social da fronteiriça franco-brasileira. Entre as ações estão a implantação da internet banda larga, a abertura de escolas técnicas de navegação e pesca com compartilhamento de vagas entre os dois países e o incentivo do transporte aéreo regional e os serviços aduaneiros que precisam ser construídos e implantados no lado brasileiro para a abertura da ponte de Amizade, que ligará os dois países sobre o rio Oiapoque, por exemplo. Estes itens devem constar na pauta da reunião da Comissão Mista Transfronteiriça que ocorrerá em outubro.

A deputada Janete propôs consolidar o estado do Amapá como porta de entrada da Europa para o Brasil a partir da Copa do Mundo e das Olimpíadas, reativando a indústria do turismo no Amapá. Levou, ainda, ao ministro Mourão o pedido para que seja aberto o consulado brasileiro em Saint-Georges-de-l'Oyapock, já autorizado por meio de portaria do MRE. O pedido foi levado a ela pela Comissão Organizadora da Criação do Vice-Consulado em Saint George. Segundo o ministro, a abertura e operação do consulado devem ocorrer no primeiro semestre do próximo ano.

Parlamentos – Está prevista para o dia 7 de setembro, a convite do Senado Federal, a visita de uma comitiva de 5 senadores do parlamento francês ao Amapá. Os parlamentares serão recebidos pelo governador Camilo Capiberibe, por representantes do setor econômico e na Assembleia Legislativa com o objetivo de estreitar as relações entre os dois países. “A abertura da ponte e a conclusão da BR 156 são importantes para o Brasil, mas são muito importantes para a Guiana”, destacou o ministro.



Legenda: Ivana Antunes, Santiago Mourão, Janete Capiberibe e Divanaide Ribeiro



Texto e foto:

Sizan Luis Esberci

Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe – PSB/AP

61 3215 5209

Nenhum comentário: