quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Amapá sedia reunião do GCF com a participação dos Estados da Amazônia Legal

Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) serão interlocutores das discussões entre os representantes
Representantes dos Estados da Amazônia Legal que compõem a Força Tarefa Internacional de Governadores para o Clima e Preservação da Floresta (GCF) se reúnem a partir desta quarta-feira, 17, às 14h, na Escola de Administração Pública do Amapá (EAP). A programação se estenderá na quinta, 18 e sexta-feira, 19, onde contará com a participação do Governador Camilo Capiberibe, no encerramento dos debates.
A principal pauta será a agenda preparatória para o Encontro do GCF, que ocorrerá em Kalimantan, na Indonésia. Na ocasião também serão discutidos aspectos técnicos relacionados à Força Tarefa, entre eles a criação de um Fundo de Financiamento de Iniciativas dos Países membros do GCF e os critérios técnicos que estão sendo propostos para regulamentação das questões interligadas ao REDD.
O objetivo do encontro é a integração das ações ambientais, além de estabelecer uma agenda conjunta que possibilite a priorização da temática ambiental de forma que o desenvolvimento dos Estados seja construído em bases sustentáveis.
No Amapá o encontro terá como interlocutores a diretora Presidente do Instituto Estadual de Florestal (IEF), Ana Euler e o secretário de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Grayton Toledo, que conduzirão as discussões com os representantes dos Estados do Mato Grosso, Acre, Amazonas e Pará.
Após a discussão das propostas e fechamento da agenda, será apresentado um relatório ao Governador Camilo Capiberibe, que dará sua contribuição e posicionamento para o fechamento do produto final que será apresentado no Encontro do GCF, em Kalimantan na Indonésia, que contará com a presença de todos os governadores que compõem os Estados da Amazônia Legal.


O que é GCF?
O GCF é uma força tarefa subnacional estabelecida com base em um memorando de entendimentos, assinado em 2008, que fornece a base para a cooperação em inúmeros assuntos relacionados à política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa.
Um total de 16 estados e províncias do Brasil, Estados Unidos, Indonésia, Nigéria e México objetivam integrar políticas de REDD+ com outras ações que reduzam as emissões de gases causadores do efeito estufa.
Atualmente, o GCF possui um importante papel de recomendar às esferas nacional e internacional ações prioritárias no nível subnacional.

Nenhum comentário: