quinta-feira, 17 de março de 2011

ovens iniciam capacitação com foco nas padarias amapaenses


Projeto Formando Novos Talentos tem o objetivo de qualificar os jovens para trabalhar nas panificadoras amapaenses

Ana Barbosa

O Sebrae Amapá, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Associação dos Panificadores de Macapá e Santana (Aspams) deram início nesta terça-feira, 15, às 16h, n auditório do Senai, ao Projeto de Capacitação em Panificação e Confeitaria – Formando Novos Talentos. O projeto que forma e qualifica jovens para atuarem como padeiros e confeiteiros nas panificadoras amapaenses encerram no dia 31 de maio. O curso com 240 horas/aula, acontece no Senai, de segunda a sexta-feira, em duas turmas, uma das 8h às 12h e outras das 14h às 18h.
No momento da abertura oficial do curso, o diretor superintendente do Sebrae Amapá, João Carlos Alvarenga, disse, “uma preocupação que existe hoje no mundo de negócios é a capacitação, a qualificação dos funcionários, ter colaboradores preparados alimenta toda cadeia produtiva de uma empresa, melhorando a competitividade da mesma”.
Para o presidente da Associação de Panificadores de Macapá e Santana (Aspams), Joaquim Neto, a parceria entre Aspams, Sebrae e Senai é de extrema importância, uma vez que são feitas diversas ações que trazem a melhoria para o setor de panificação do Estado. “As panificadoras amapaenses estão evoluindo e se tornando verdadeiras ‘boutiques de pão’, os consumidores amapaenses estão cada vez mais exigentes e por conta disso é necessário que os colaboradores das panificadoras estejam em constante evolução”, afirmou o presidente da Aspams, Joaquim Neto.
Entre os pontos de ação do projeto está a redução do déficit de profissionais qualificados no mercado local e ainda o índice de desemprego de jovens na faixa etária de 16 a 25 anos, público-alvo do projeto. A diretora presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), Dinete Pantoja, afirma que “não é fácil para o jovem entrar no mercado de trabalho, devido à falta de experiência, a missão da Fcria é articular para que os empresários absorvam esses jovens ao mercado e promova cursos como esses que auxiliam de maneira significativa nesse propósito”, ressalta.
O Sebrae, Senai e Aspams têm como parceiros nesse projeto o Armazém Brasil, Trigo Mirella, Santa Maria Distribuidora, Comércio e Representação Ltda, Vitapalma, Casa do Sorveteiro e Comercial Norte. A aula inaugural do curso aconteceu na última terça-feira (15).

Nenhum comentário: