segunda-feira, 14 de março de 2011

Comunidade de Pedra Branca do Amapari ganha equipamentos agrícolas com recurso de Fundo Comunitário


Fundo de Desenvolvimento Comunitário, que conta com a participação da Beadell Brasil, tem como objetivo a promoção do desenvolvimento das comunidades locais

Comunidade de Pedra Branca do Amapari recebe trator e equipamentos adquiridos com recursos do Fundo de Desenvolvimento Comunitário, com apoio da Beadell Brasil
A comunidade do município de Pedra Branca do Amapari, São Sebastião do Cachorrinho, recebeu das mãos dos representantes do Fundo Comunitário do município (CMDC), no dia 11 de março de 2011, um trator estruturado como patrulha agrícola. O maquinário é equipado com arado, grade de disco, roçadeira e carreta de reboque, sendo um suporte fundamental no aprimoramento e produtividade da agricultura local.
A compra do trator é um dos exemplos da atuação do CMDC, que em Pedra Branca do Amapari tem como objetivo principal a viabilização do crescimento econômico de comunidades. O recurso foi liberado após a apresentação de um projeto pela comunidade do Cachorrinho, que foi aprovado pelo comitê gestor do Fundo, para atender aos produtores locais, facilitando e aprimorando o trabalho das famílias.
O investimento total do fundo, desde a sua criação, em 2005, chega a R$ 2,7 milhões distribuídos entre Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio, também contemplado pela iniciativa. Além da produtividade local, os projetos aprovados pelos representantes do Fundo, entre eles o poder público, a Beadell Brasil e membros da comunidade, permitem a valorização das vocações locais e o desenvolvimento sustentável e empreendedor da população.

O Fundo de Desenvolvimento Comunitário
Criados em 2003, com suporte financeiro da Beadell Brasil, os Fundos de Desenvolvimento Comunitário que, além de Pedra Branca do Amapari, atendem também Serra do Navio, surgiram como forma de compensação financeira, por meio de medida compensatória acordada com os municípios. Mas, além disso, surgem como uma oportunidade de desenvolvimento sustentável e de promoção das potencialidades locais e da não-dependência exclusiva da população de ações e apoio do poder público e das empresas instaladas na região.
Desde o início da atividade da empresa – hoje Beadell Brasil, em 2005, foram investidos mais de R$ 2,7 milhões, sendo 65% deste valor destinados ao Fundo Comunitário de Pedra Branca do Amapari (CMDC) e 35% ao Fundo Comunitário de Serra do Navio (FMDC).
Cada Fundo é gerido por um Comitê, formado por representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, empresa e diversos setores da sociedade civil organizada, esses escolhidos pelas comunidades beneficiadas.
Os Fundos têm sua peculiaridade. O de Pedra Branca do Amapari (CMDC) tem tido cunho cooperativista, beneficiando grupos de famílias, enquanto que as iniciativas de Serra do Navio (FMDC) tem tido caráter empreendedor e empresarial, com geração de renda, com destaque para abertura de novos comércios.
Hoje, são mais de 230 famílias beneficiadas nos municípios e no entorno da mineração.

Nenhum comentário: