terça-feira, 15 de março de 2011

Estado do Amapá avança na implantação do Siagras

Termo de Cooperação Técnica entre Sema e CPRM será assinado ainda esse mês, na Semana Nacional das Águas

No próximo dia 22 de março, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) estará assinando o Termo de Cooperação Técnica com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), para a implantação do Sistema de Informações Sobre Águas Subterrâneas (Siagas). A assinatura do documento ocorrerá no Auditório da Sema, durante a Semana Nacional das Águas.

O vento contará com a presença do governador do Amapá, Camilo Capiberibe, do representante da Agência Nacional de Águas (ANA) e de demais autoridades do setor econômico. Na oportunidade, serão apresentados com mais detalhes os Projetos e Ações da CPRM voltados ao monitoramento e estudos aplicados em recursos hídricos e a extensão da parceria com outras instituições do setor econômico.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Paulo Figueira, o Acordo de Cooperação Técnica da CPRM com o Amapá, é mais um instrumento que vai fortalecer a Política Estadual de Recursos Hídricos, implantada pelo governador Camilo Capiberibe, sobretudo no atendimento às crescentes demandas de concessão da outorga de direito de uso das águas subterrâneas ou autorização para perfuração de poços.

O secretário adianta que o termo não se resume apenas à disponibilização dos Sistemas SIAGAS e Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (Rimas), mas inclui treinamento e capacitação dos técnicos da Sema, Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap), Secretária de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e dos municípios nas rotinas do sistema e alimentação, em estudo de alerta contra eventos extremos no rio Jarí, e definição de fluxo de informações.

Nenhum comentário: