domingo, 22 de agosto de 2010

Prefeitura de Macapá realiza ação de serviços oferecidos aos carapirás do aterro municipal

A Prefeitura de Macapá realizou na manhã deste sábado (21) uma ação de serviços de saúde e assistência social para o grupo de catadores de lixo, carapirás, que trabalham no aterro controlado do município, localizado na BR 156. A Ação havia sido programada há cerca de um mês, na ocasião da visita do prefeito Roberto Góes ao aterro, e contou com a presença da vice-prefeita Helena Guerra para abrir o evento.
O grupo de pessoas que obtém, total ou parcialmente, o sustento de suas famílias através da prática de seleção do lixo e reciclagem no aterro municipal, em outros anos já contabilizou cerca de duzentas pessoas. Organizados como associação desde 1997, atualmente são cerca de oitenta pessoas que trabalham como carapirás no aterro do município, sendo em média 117 famílias favorecidas da atividade.
Os principais serviços de saúde oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde foram: ginecologia, clínica geral, exame preventivo(coleta de PCCU), exame rápido de DST/AIDS, aconselhamento com psicólogos, vacinas, exame de verificação de pressão arterial e atendimentos odontológicos e nutricionais.

Também serviços de assistência social foram oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (SEMAST). Na oportunidade as famílias puderam realizar seu cadastro sócio-econômico e passarão a ser acompanhadas pela equipe técnica da secretaria, que encaminhará benefícios eventuais e mediará a inclusão destas famílias nos programas de benefícios permanentes, como bolsa família e etc.

Para a vice-prefeita Helena Guerra a ação é uma forma de mostrar que a administração municipal vem se comprometendo com a sociedade. “É uma grande satisfação fazer a abertura desta ação e poder trazer a este grupo de trabalhadores os serviços que são seus por direito, esperamos realizar mais ações como esta, que aproximam o munícipe dos trabalhos da prefeitura, ressaltou a vice-prefeita.

Nenhum comentário: