terça-feira, 10 de agosto de 2010

Lançado o 1º livro com o selo da Editora da UNIFAP

O livro Planos Diretores No Estado Do Amapá - Uma Contribuição para o Desenvolvimento Regional - A experiência do Município de Laranjal do Jari escrito pelo professor da UNIFAP, José Alberto Tostes e que foi lançado na última sexta-feira, no evento de lançamento de livros ocorrido no auditório da reitoria, é o primeiro livro publicado com o selo da Editora da UNIFAP.
A obra foi catalogada na Biblioteca Nacional através da editora que ainda está em processo de montagem, e foi financiado pelo Programa Pró-defesa da CAPES através do Mestrado em Desenvolvimento Regional.
Com a palavra, o autor: -Este livro é uma contribuição do autor para apresentar o trabalho desenvolvido no município de Laranjal do Jari. É importante salientar que todo este processo representou uma rica experiência para todos os envolvidos, e que acima das expectativas sobre o produto alcançado significou um grande exercício de cidadania para a equipe da UNIFAP inserida no projeto, mas também a todos os integrantes das comunidades e dos técnicos da Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari.
O livro demonstra toda a trajetória de construção do plano de forma didática, mas também expõe problemas históricos já existentes na Região do Vale do Jari, problemas que não serão solucionados facilmente, mas acima de tudo os agentes envolvidos devem estar melhor preparados para dialogar o futuro do município encontrando os meios mais adequados para se pensar e solucionar os problemas urbanos e sociais mais intensos.
A construção da Leitura da Cidade e da Comunidade, os levantamentos técnicos e sociais, a formação de acervo digital, a pesquisa aplicada para encontrar parâmetros mais confiáveis era o desafio de toda a equipe.
O resultado do projeto não é o ideal e sim o possível, pois o debate democrático deve respeitar também a realidade local, evitando assim a imposição técnica que sempre perdurou a elaboração de planos técnicos especializados nos últimos 30 anos. A materialização do plano permite aos gestores se organizarem e elaborarem os planos setoriais que irão permitir a ordenação adequada para o município. O prazo deve variar de um a dois anos.
Esta obra vai possibilitar que os demais municípios, mesmo que não estejam obrigados pela Lei (Estatuto das Cidades), possam elaborar os seus planos diretores em um espaço de tempo razoável. Tanto a sociedade como os setores que detém poder de decisão poderão estudar este material. Ele permite conhecer a realidade do município de Laranjal do Jari e as possíveis similaridades com os problemas dos demais municípios do Amapá - Prof. Dr. José Alberto Tostes

Nenhum comentário: