segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Setur aposta em ação integrada para recepcionar turistas estrangeiros


Fernanda Picanço

Macapá ficou movimentada como o número de viajantes do transatlântico Prinsendam, que aportou na quinta-feira (13), no Porto das Docas do Amapá, Santana. Os turistas chegaram por volta das 6:30h, onde foi servido um café da manhã em terras tucujus, em seguida seguiram num roteiro turístico com destino à capital do Estado.
Foram distribuídos em sete ônibus, recepcionados pela empresa L’amazon, responsável pelos receptivos. De acordo com a empresária Rejane Lobato, dos 1.100 passageiros a bordos, cerca de 600 seguiram no city tour.
Governador do Estado, Camilo Capiberibe, mobilizou o secretariado para oferecer uma recepção de qualidade aos turistas. Várias secretarias montaram seus planos de ação, entre elas Secretaria de Turismo, Cultura e Trabalho e Empreendedorismo.
O plano de ação da Setur foi detectar quais as possíveis insatisfações dos turistas. Uma delas foi com a troca de moeda estrangeira pela brasileira. Como precaução, articulou-se junto às casas de câmbio a montagem de caixas itinerantes nos pontos turísticos. Também foram providenciadas máquinas para efetuar pagamento, através de cartões de crédito. O que oportunizou ao turista, fazer compras com comodidade e segurança.
Outra preocupação foi com relação aos guias e tradutores. Além dos profissionais oferecidos pela empresa que acompanhou os turistas, a Setur contou com a parceria de alunos da Escola Estadual Antônio Messias e Escola de Idiomas Skill, que estiveram exercitando o inglês, auxiliando os turistas com as compras.
O comando do Corpo de Bombeiros também colaborou com um tradutor da língua inglesa e espanhola, Ten. Lobato, Santana. O comando da Polícia Militar intensificou o policiamento nos pontos turísticos e centro da cidade.
A Secretaria de Turismo de Santana ofereceu um grupo de recepcionistas, uma delas tradutora da língua francesa, da empresa de Receptivos e Associados (RECA). Os turistas se despediram do Amapá ao som da bateria da Escola de Samba Império do Povo, que fez apresentação no Porto das Docas, no retorno dos turistas ao município.
A Secretária de Estado do Turismo Helena Colares ficou satisfeita com ação integrada e pretende fortalecer as parcerias nos próximos receptivos. “Fiquei muito emocionada com o compromisso de todos. Isso demonstrou responsabilidade e vontade de desenvolver um trabalho de qualidade, fortalecendo o turismo no Amapá”.
Mais três transatlânticos estão previstos para os próximos meses, maioria trazendo turistas da terceira idade.

Nenhum comentário: