terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Setec vai continuar projeto de qualificação da água


A comunidade de Anauerapucu fez uma avaliação positiva do Projeto Piloto do Sistema de Purificação de Água instalado na localidade. O Programa foi elaborado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
O projeto, que faz parte do “Programa Amapá Água: Fonte de Energia Alimento e Saúde”, tem o objetivo de implantar sistemas de purificação de água captadas de rios e lagos, bem como o tratamento de águas residuárias com geração de renda para as comunidades. Com a proposta de expandir o projeto às demais localidades, o novo Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Antonio Cláudio Carvalho, fez uma visita a comunidade de Anauerapucu para ouvir os moradores sobre o novo sistema de consumo de água.
Atualmente, mais de 125 famílias são beneficiadas com o abastecimento de água tratada.
Com esse avanço tecnológico e científico em Anauerapucu, o secretário Antonio Cláudio disse que vai levar o programa às demais comunidades do Amapá. “Esta visita que estou fazendo é justamente para fazer uma análise de como está funcionando o tratamento de água para que, junto com as parcerias realizadas nessa primeira unidade, possamos ampliar para todo o Estado”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário: