sábado, 1 de janeiro de 2011

Começou o Governo da Mudança


Governador diz que vai priorizar o diálogo e respeitar as diferenças ideológicas partidárias, por entender que a democracia serve para definir posições e pensamentos

O mais jovem governador eleito do Brasil foi empossado nos primeiros minutos deste sábado, 1º de janeiro, em solenidade na Assembléia Legislativa. Carlos Camilo Góes Capiberibe (PSB), 38 anos, assume o Amapá determinado a fazer mudanças e promete governar para o povo, em parceria com os demais gestores das esferas federal, estadual e municipal, independentemente de ideologia partidária.

A cerimônia foi rápida e para convidados - autoridades, parlamentares, familiares do governador e da vice e imprensa. Durante a cerimônia, Camilo Capiberibe e a vice, Doralice Nascimento de Souza, proferiram o compromisso constitucional e assinaram o termo de posse. Após ser declarado empossado no cargo pelo presidente da casa, Jorge Amanajás, Camilo fez o seu primeiro discurso como governador do Estado do Amapá.

Para chegar à Assembléia Legislativa Camilo deixou sua residência às 11h30, no bairro Jesus de Nazaré, acompanhado por sua esposa, Cláudia Capiberibe e de seus dois filhos.

Camilo Capiberibe dá início à sua gestão contando com o apoio direto de sete partidos. Em discurso, reiterou seu compromisso com o Estado do Amapá, prometendo quitar as dívidas herdadas do antecessor; se comprometeu em realizar concursos públicos na área da saúde, segurança para substituir os mais de cinco mil contratos na máquina pública.

Com um quadro ainda não definido dentro da Assembléia Legislativa, da bancada de oposição e situação, e em processo de conversas, Camilo diz que vai priorizar o diálogo e respeitar as diferenças, por entender que a democracia serve para definir posições e pensamentos. “Cada pessoa é livre para definir o lado que deseja ficar, faz parte da política desde o princípio, mas é importante se ter a sensatez de que quando se governa por um bem comum, em nosso caso de gestores públicos, servimos ao povo. As diferenças devem ser deixadas de lado. Desacordos sempre vão existir, mas espero que prevaleça o bem comum”, destaca.

A solenidade, iniciada às 00h10, durou cerca 1h30min. A comitiva governamental seguiu da Assembléia Legislativa para o Palácio do Setentrião, onde ocorreu a transmissão de cargo. De lá, o governador seguiu para o aeroporto, onde embarcou rumo a Brasília, para acompanhar na tarde deste sábado a posse da presidente eleita, Dilma Rusself, prevista para iniciar às 14h30, no Plenário da Câmara Federal.

Na segunda-feira, 3, Camilo Capiberibe dará início às novas diretrizes de seu governo do Palácio do Setentrião, de onde sairão, definitivamente, todos os nomes que irão ocupar os cargos previstos no organograma do Governo do Estado do Amapá, pelos próximos quatro anos.





Governador Camilo Capiberibe empossa parte do secretariado
Equipe de governo é composta por pessoas jovens e experientes. A escolha foi definida a partir de critérios técnicos e políticos

O governador Camilo Capiberibe recebeu das mãos do pai, João Alberto Capiberibe, a faixa governamental no prédio do Palácio do Setentrião, na madrugada deste sábado, 1º de janeiro de 2011. A cerimônia ocorreu logo após a solenidade de posse na Assembléia Legislativa. Parte dos novos secretários de governo também tomou posse durante a solenidade.

Camilo Capiberibe lembrou aos titulares das pastas sobre a expectativa da população em todas as áreas do novo governo. O governador foi enfático ao destacar que as diferenças partidárias não podem, e nem devem, interferir no objetivo maior: o bem estar dos amapaenses. “Para isso, é imperativo que façamos um trabalho em equipe”, afirmou.

A equipe de governo é composta por pessoas jovens e experientes. A escolha foi definida a partir de critérios técnicos e políticos. O secretário de Planejamento, Orçamento e Tesouro, Juliano Del Castilho Silva, falou em nome do secretariado e reiterou que todos vão trabalhar para cumprir as diretrizes do governo pessebista. “O governador uniu experiência e juventude. Isso é extremamente importante para por em prática o plano de governo e alcançar a mudança pleiteada pela população”, disse Del Castilho.

Camilo Capiberibe afirmou que o Plano Plurianual será definido com maciça participação popular. “Nós vamos convocar desde o empresário ao ambulante”, afirmou. Segundo o governador, apesar de ser um processo mais trabalhoso, é mais completo. Camilo Capiberibe e a primeira dama, Cláudia Capiberibe, seguiram para Brasília para a solenidade de posse da presidente Dilma Rousseff.

Novos secretários

Claúdio Pinho Santana - Secretário da Fazenda

Juliano Del Castilho - Secretário de Planejamento, Orçamento e Tesouro

Ely da Silva Almeida - Secretária de Inclusão e Mobilização Social

Regicláudio de Souza Silva - Secretário de Saúde no lugar de Evandro Gama

Mirian Alves Corrêa - Secretária de Educação

Marcos Roberto Marques da Silva - Secretário de Justiça e Segurança Pública

Sebastião Cristovam Fortes Magalhães - Secretário de Administração em lugar do senador Papaléo Paesc

José Miguel de Souza Cyrilo - Secretário de Cultura

José Reinaldo Alves Picanço - Secretário da Indústria, Comércio e Mineração

José Roberto Afonso Pantoja - Secretário de Desenvolvimento Rural

Paulo Sérgio Sampaio Figueira - Secretário de Meio Ambiente

Antônio Cláudio Almeida de Carvalho - Secretário de Ciência e Tecnologia

Jacinta Maria Rodrigues de Carvalho Gonçalves - Secretária de Comunicação

Edson Alcântara Valente - Secretário de Transportes

Helena Pereira Colares - Secretária de Turismo

Augusto Oliveira Júnior - Diretor-Presidente do Instituto de Pesquisa Ciência e Tecnologia do Amapá (IEPA)

Maurício Oliveira de Souza - Diretor-Presidente do Instituto de Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (IMAP)

José Ramalho de Oliveira - Presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá

Sávio José Perez Fernandes - Diretor-Presidente da Agência de Fomento do Amapá (Afap)

Ana Margarida Castro Euller - Diretora-Presidente do Instituto Estadual de Floresta

Ivan Daniel da Silva Amanajás - Diretor do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap)

Márcio Alves Figueira - Procurador Geral do Estado do Amapá

Ivancy Magno de Oliveira - Defensor Público Geral

Cel. Raimundo Américo Furtado de Miranda - Comandante do Corpo de Bombeiros do Amapá

Cel. Pedro Paulo da Silva Rezende - Comandante da Polícia Militar do Amapá

Cel. Jorge Furtado Correa - Gabinete de Segurança Institucional – Casa Militar

Ribadavia Miguel de Souza França - Ouvidor Geral do Estado

Dário de Jesus Nascimento de Souza - Gerente geral do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão – Superfácil

José Alipio Diniz de Moraes Júnior - Diretor-Presidente do Prodap

Nenhum comentário: