terça-feira, 18 de janeiro de 2011

3º Workshop de Liderança Articuladora e Inteligência Competitiva é apresentado

Fernanda Picanço

Nos dias 18 e 19 de janeiro, a partir das 8h, acontece no auditório do Iesap, o 3º Workshop de Liderança Articuladora e Inteligência Competitiva. A palestra tem como objetivo reunir com representante do Ministério do Turismo e o Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores.
O Grupo Gestor é uma instância da esfera municipal formado pelo setor público, iniciativa privada, terceiro setor e sociedade civil organizada. Esses segmentos têm a competência de desenvolver o plano de ação para o turismo local, baseado nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Turismo.
O Workshop terá a participação do consultor do Ministério do Turismo Evandro Welp. Segundo ele, dentro dos 65 Destinos Indutores, o Ministério do Turismo escolheu as capitais de cada estado, por ser a principal porta do turismo e alguns roteiros com características diferenciadas. Os destinos selecionados fazem parte do Plano Nacional de Turismo e do Trabalho de Regionalização do Turismo.
Ele explicou que Macapá é o roteiro indutor do Estado do Amapá porque o turista ao visitar a localidade, normalmente entra pela capital. E esse é o conceito de indutor: receber o turista e fazer com que ele conheça o que a região oferece de melhor em termos de turismo, seja de negócio, lazer ou aventura. “Mesmo que esse turista escolha visitar outras localidades do Estado, ele precisa estar muito bem estruturado com agentes capacitados para receber e distribuí-lo para os demais roteiros que o Estado oferece”, reforça Evandro.
Os requisitos pautados pelo Ministério do Turismo para a escolha dos 65 Destinos Indutores levou em consideração o quanto o turista participa do Produto Interno Bruto (PIB) da região, o que esse turista representa na geração de emprego e renda da localidade, o fluxo de turista que cada destino recebe.
A base do projeto é que cada destino tenha a responsabilidade de ser o próprio agente de desenvolvimento, no caso de Macapá, a missão é descobrir o que os roteiros apresentados trazem como diferencial para atrair um contingente maior de turista e entrar na rota dos destinos nacionais de turismo.
O Ministério de Turismo teve ainda a preocupação de trazer para dentro do programa, não apenas órgãos governamentais, mas também a iniciativa privada, onde todos deverão trabalhar de forma conjunta, buscando um posicionamento estratégico, identificando os pontos fortes e aquilo que precisa ser mais bem estruturado para o desenvolvimento do turismo local.
Para a Secretária de Estado do Turismo no Amapá, Helena Colares, os gestores do turismo no estado estão tendo a oportunidade de entender como funciona a estrutura do Ministério de Turismo, o que a Instituição espera de cada entidade, conhecer mais sobre o Plano Nacional de Turismo e o papel de instituição dentro das diretrizes traçadas pelo MTur. “Essa reunião será de extrema importância, porque além de nivelar as ações de cada setor e promover a busca pela consolidação do Trade turístico, nos dará uma visão sobre o funcionamento do MTur, o que facilitará até mesmo em relação ao envio de projetos para apreciação do Ministério do Turismo”, finalizou a secretária.

PROGRAMAÇÃO
DATA: 18 E 19/01/2011
HORÁRIO: DIA 18/01 - DAS 08h AS 12h E DAS 14h A 18h
DIA 19/01 - DAS 08h AS 12h
LOCAL: IESAP
PÚBLICO ALVO: GRUPO GESTOR MEIO DO MUNDO DOS 65 DESTINOS INDUTORES.

Nenhum comentário: