Representantes da segurança pública do Estado e município reuniram ontem, 19, com o presidente da Liesa/AP (Liga das Escolas de Samba do Amapá), Orles Braga, para discutir segurança nos desfiles das escolas de samba. A festa popular, comemorada em diversas partes do mundo, segue o calendário cristão e vai acontecer de 4 a 8 de março, porém o desfile de escolas de samba no Amapá, organizado pela Liesa, será nos dias 5 e 6 de março e a apuração é no dia 9. No encontro estiveram presentes representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Citran, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Prodap e outros.
Todos os anos os setores responsáveis pela segurança dos brincantes e moradores das proximidades do Sambódromo montam uma grande operação que atua dentro e fora da área do carnaval. Foi feito um diagnóstico da atual situação e de anos anteriores para que todos comecem a montar suas equipes de acordo com suas possibilidades e necessidade.
Algumas situações foram colocadas, como o caso da apuração, que, segundo a Polícia Militar, causa mais problemas do que o desfile. O presidente Braga se comprometeu em retirar da área aberta do Sambódromo a leitura das notas. Segundo Braga, este ano o processo será dentro da sede da Liesa e a população acompanhará através de telão e rádios. Ficou definido que será marcada uma reunião com todos os conselheiros das escolas e segurança pública para que eles tentem evitar exaltações entre seus brincantes ou se possível os mantenha nas quadras das escolas em vez de ir ao Sambódromo.
O Prodap (Processamento de Dados do Amapá) garantiu que o monitoramento com câmeras de grande alcance está garantido. O técnico Claudionei Nascimento informou que serão colocadas 3 câmeras de longo alcance nos arredores e mais 7 dentro do Sambódromo. Segundo relatório da Polícia Militar, o número de ocorrências reduziu com o uso das câmeras.
Outros assuntos formam discutidos como o acesso nas áreas permitidas somente aos moradores das proximidades em determinados horários; fogos de artifício em áreas perigosas; flagrantes e menores de idade. Outras reuniões serão marcadas sendo que a última será 15 dias antes do carnaval para os últimos acertos.
Hoje, 20 de janeiro, está confirmada a reunião com representantes das áreas de saúde e turismo.
Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação-LIESA
Mais informações: 8116-6687
Nenhum comentário:
Postar um comentário