terça-feira, 10 de maio de 2011

Dalto denuncia abandono de tomógrafo em Laranjal do Jari.

Neste fim de semana o deputado, Dalto Martins visitou o hospital de Laranjal do Jari e mais uma vez levantou a discussão a respeito de um tomógrafo que está abandonado na unidade de saúde há mais de dois anos.
O aparelho de alta complexidade e que custou cerca de um milhão de reais nunca foi usado, já ficou encostado na garagem do hospital e agora está em uma sala úmida, com o chão molhado e em alta temperatura, o que danifica o equipamento.
Segundo moradores do município, quando o tomógrafo foi entregue na unidade o secretário de saúde a época colocou o aparelho em um carro e desfilou pela cidade, fato que causa hoje muita revolta na população uma vez que nunca foi instalado o equipamento.
De acordo com o diretor do hospital, talvez o tomógrafo não funcione mais pelo fato de ser um aparelho digital e está na umidade há muitos anos.
O deputado Dalto Martins levou a situação ao Ministério Público estadual e solicitou ao promotor Marco Valério, titular daquela comarca, que cobre uma solução da secretaria de saúde do Estado. O promotor foi até o hospital e verificou de perto a situação do aparelho. Na próxima semana Marco Valério vai encaminhar uma recomendação para o secretário de saúde, Evandro Gama.
“Vou solicitar primeiro uma explicação para saber por que este aparelho que a população precisa tanto nunca foi usado e também recomendar que o tomógrafo seja instalado se ainda funcionar e a contratação de profissionais para manipulá-lo” disse o promotor.
O deputado Dalto Martins vai levar a discussão para a Assembleia Legislativa. “Eu já cobrei três vezes à secretaria de saúde a instalação deste tomógrafo. E agora mais uma vez vou levantar este problema. Não dá para admitir que um aparelho tão caro fique pegando chuva e sol, se acabando, porque acredito que não funcione mais e a população sofrendo e sem fazer o exame. Não dá para entender que um médico que era secretário de saúde a época não tenha tido sensibilidade com isso, destacou o deputado.

Nenhum comentário: