segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mazagão Velho realiza festa a Nossa Senhora da Piedade





O momento mais esperado ocorreu, ontem, com a transladação da imagem pelo prefeito de Mazagão José Carlos Corrêa de Carvalho, marmitão

Mario Tomaz
Da reportagem

A comunidade da Vila do Mazagão Velho realiza Festa em homenagem a Nossa Senhora da Piedade. Festejada no período de 3 de junho a 12 de julho, a Santa leva ao município centenas de fiéis que prestigiam as homenagens que incluem alvorada festiva, folia em louvor a Santa, missa solene, novena, bingo dançante, batuque, levantamento do Mastro, leilão, baile, jantar e almoço. É uma grande mobilização dos festeiros e familiares, com o apoio do Governo do Estado.
A festividade teve início no dia 3 de julho. Manoel Raimundo Queiroz, festeiro e coordenador do evento, diz que para a comunidade é um momento de oração, confraternização e renovação das pessoas. Ele explica que a festa é importante por manter viva a tradição folclórica e cultural daquele povo.
O momento mais esperado pela comunidade ocorreu ontem, quando ocorre a transladação da imagem de Nossa Senhora da Piedade do Engenho do Rio Ajudante até Mazagão Velho.
O Rio Matuacá dá passagem a devoção à Santa. O ritual consiste no encontro de duas canoas de propriedade dos foliões da festa, com a bandeira e imagem da Santa, tocando e cantando a folia. As duas comissões de foliões fazem o encontro em meia lua, três vezes no rio, e os bandeirantes trocam de canoa e de bandeiras (símbolo da festa). Às margens, os devotos acompanham o ritual, com aplausos e queima de fogos. Outros, acompanham a Santa em outras embarcações. Após todos os rituais religiosos, os foliões desembarcam na rampa principal e são recebidos pelo público.
A imagem da Santa é recebida com manifestações de fé. Em seguida, a imagem é conduzida à igreja matriz, em reverência ao Santíssimo Sacramento. Posteriormente, a imagem é levada às casas dos festeiros.
A Festa de Nossa Senhora da Piedade antecipa o grande momento cultura do mês de julho, a Festa de São Tiago, que começa neste final de semana e termina com a batalha entre Mouros e Cristãos e terá presença de ministro da igualdade racial no dia 23.

Nenhum comentário: