sábado, 30 de julho de 2011

Confira hoje na Mostra de Cinema

5 X FAVELA-AGORA POR NÓS MESMOS (LONGA-METRAGEM - RJ) – SESSÃO DO DIA 30/07/2011
A diretora MANAÍRA CARNEIRO do Longa-Metragem 5 X FAVELA-AGORA POR NÓS MESMOS é presença confirmada na noite de encerramento das exibições de filmes cujos diretores conversam com o público, em 30/07/2011,às 19h30, no Teatro das Bacabeiras. Essa diretora carioca e seu filme fecham a Mostra de cinema e vídeo do I Seminário Amapaense de Audiovisual.
“O Longa-Metragem 5 X Favela – Agora por nós mesmos são cinco episódios, dois deles dirigidos a quatro mãos, em projeto capitaneado por Cacá Diegues, que dirigiu um segmento do Cinco Vezes Favela original, de 1961. O subtítulo explicita a proposta atual: dar a jovens cineastas das comunidades carentes do Rio de Janeiro a oportunidade de fazer cinema. A maioria das histórias, sensatamente, foge dos clichês — não há o glamour do mundo do crime na linha de "Cidade de Deus" nem o humor sarcástico de "Tropa de Elite". Trata-se de uma comédia dramática de costumes que espelha, como poucas fitas recentes, a cara do povo brasileiro. "Fonte de Renda" mostra a difícil jornada de um favelado (papel de Silvio Guindane) rumo à faculdade de direito. "Arroz com Feijão" retrata a saga de dois garotos (Juan Paiva e Pablo Vinicius) para comprar um frango. A trajetória de três amigos — um policial, um traficante e uma instrumentista — estão no violento "Concerto para Violino". Uma pipa será o pomo de discórdia no Complexo da Maré em "Deixa Voar". O ponto mais alto ficou para o fim: "Acende a Luz" enfoca, com singeleza e sagacidade, o drama de um morro às escuras no dia de Natal. Merecidamente, o longa faturou sete prêmios no último Festival de Paulínia, incluindo os de melhor filme e melhor roteiro. Estreou em 27/08/2010.”
FICHA TÉCNICA
título original:5x Favela - Agora por Nós Mesmos
gênero:Drama
duração:1 hr 43 min
ano de lançamento: 2010
site oficial: http://www.5xfavela.com.br
estúdio: Luz Mágica Produções / Globo Filmes / Videofilmes / Quanta / TeleImage
distribuidora: Sony Pictures Entertainment / RioFilme
direção: Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra, Manaíra Carneiro
roteiro: Rafael Dragaud (coordenação), José Antônio Silva, Vilson Almeida de Oliveira, Rodrigo Cardozo, Cadu Barcellos e Luciana Bezerra
produção: Cacá Diegues e Renata Almeida Magalhães
música: Guto Graça Mello
fotografia: Alexandre Ramos
direção de arte: Pedro Paulo de Souza e Rafael Cabeça
figurino: Inês Salgado
edição: Quito Ribeiro
efeitos especiais:

SOBRE A DIRETORA
Manaíra Carneiro é uma jovem diretora, moradora de Higienópolis. Conheceu o cinema aos 16 anos quando começou a frequentar oficinas de audiovisual, tendo sua primeira experiência com cinema em curso do Cinemaneiro, realizado em sua comunidade, em 2002.Terminou a Escola Técnica de Audiovisual e dirigiu o curta-metragem Café Sem Chantilly, com o grupo Cinemaneiro. Atualmente, Manaíra Carneiro é graduanda em Estudos de Mídia na Universidade Federal Fluminense (UFF) e estuda roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.É integrante da OSCIP Cidadela – Arte, cultura e Cidadania. Manaíra Carneiro dirigiu o episódio Fonte de Renda, que integra o filme 5x Favela – Agora por nós mesmos.

Nenhum comentário: