sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Governador recebe carnavalescos e anuncia conclusão da Cidade do Samba e Sambódromo
Presidentes e conselheiros de escolas de samba reuniram com o governador Camilo Capiberibe e a diretoria da Liga das Escolas de Samba (Liesa) em um jantar de confraternização na noite desta quinta-feira, 26. O assunto principal foi a organização da festa deste ano e o apoio do governo do Estado para que a festa cumpra sua finalidade cultural, de lazer e social.
"Há muito tempo não existia diálogo mais profundo entre a comunidade do carnaval e o governo do Estado. É a primeira vez que um governador recebe quem faz o carnaval para confraternizar na residência. Isso é inédito, assim como o investimento que foi feito este ano", disse o presidente de Boêmios do Laguinho, Vicente Cruz.
Todos os representantes foram unânimes na opinião sobre a atual valorização que o GEA dá ao principal produto da cultura brasileira que tem a finalidade de entreter, e reverte a paixão nacional em dividendos sociais. No Amapá, centenas de empregos estão sendo gerados pelas escolas de samba e o comércio turístico começa a movimentar com a proximidade da quadra carnavalesca, que é de 17 a 22 de fevereiro. O governo do Estado definiu que cultura, assim como saúde, educação e segurança, será priorizada nesta gestão.
Além do repasse de R$ 2,5 milhões que estão sendo investidos na Liesa, o Estado vai fazer repasse para o carnaval de blocos organizados de Macapá e outros municípios, e festas alternativas como A Banda e Aiô Folia, da zona Norte da capital. A Cidade do Samba Alice Gorda, inaugurada em dezembro, foi conceituada pela comunidade do carnaval como o maior investimento em cultura feito nos últimos anos. É lá que estão sendo confeccionados as alegorias de escolas, gerando em cada um dos cinco barracões cerca de 50 empregos.
O governador Camilo Capiberibe aproveitou para dar a notícia que todos aguardavam. Ele anunciou que vai trabalhar para que até o final de seu mandato os cinco galpões que faltam para completar a Cidade do Samba e o Sambódromo tenham os projetos finalizados.
"Criamos uma comissão de técnicos do governo para acompanhar e dar o suporte a essa festa, que é a nossa identidade. O carnaval é uma indústria que mobiliza multidões e movimenta financeiramente o país. Esse carnaval será o melhor dos últimos anos", assegurou o governador.
Para que as escolas de samba e blocos apresentem o espetáculo que o público aguarda, o repasse foi adiantado e a Cidade do Samba já trabalha 24 horas. O governo também prepara o Sambódromo com antecipação. O asfalto passa por correção, a estrutura do Sambódromo está sendo melhorada e mais banheiros serão construídos. A estimativa é de que mais de 10 mil pessoas apreciem a festa no Sambódromo. A Liesa vai disponibilizar mais 48 camarotes, aumentando a capacidade de acomodação.
Mariléia Maciel/Secom
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário