quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Olimpíadas Escolares estreiam novo formato, com 11 modalidades, em Fortaleza, a partir desta sexta-feira, dia 10

Os números impressionam. Dos 81 atletas integrantes da delegação brasileira que disputaram os Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, mês passado, 38 passaram pelas Olimpíadas Escolares desde 2005. Celeiro de atletas para o esporte de alto rendimento do Brasil, as Olimpíadas Escolares estreiam, nesta sexta-feira, dia 10, em Fortaleza, o novo formato do evento, com 11 modalidades em disputa na etapa para atletas de 12 a 14 anos. Esta será a maior edição das Olimpíadas Escolares já realizada, com um total de 4.217 inscritos, sendo 3.635 atletas. Ao todo, 1.149 escolas (688 públicas e 461 privadas) participarão das Olimpíadas Escolares Fortaleza 2010. A cerimônia de abertura do evento será realizada a partir das 18h de sexta-feira, no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. No sábado, 11, começam as disputas das modalidades individuais. Na quarta, 15, será realizada a primeira rodada das modalidades coletivas.
As Olimpíadas Escolares serão disputadas por 28 delegações, sendo uma para cada um dos 26 estados brasileiros, mais uma equipe do Distrito Federal e outra da cidade sede. Esta é a primeira vez que a competição terá 100% de participação. As modalidades em disputa são atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio do Governo do Ceará. "Buscamos evoluir a cada ano na formatação do evento. Esse ano, por exemplo, a inclusão das duas novas modalidades no programa foi um sucesso. A ginástica artística e o ciclismo terão a disputa de 20 estados", disse Edgar Hubner, Gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do COB, e diretor geral das Olimpíadas Escolares. "A intenção do COB é contribuir para a transformação social no Brasil, proporcionando acesso à juventude brasileira à prática esportiva na escola. Participando das Olimpíadas Escolares, muitos desses jovens passam a ser observados pelas Confederações Brasileiras Olímpicas e pelo próprio COB. Por isso, quase a metade da delegação brasileira nos últimos Jogos da Juventude passou primeiro pelas Olimpíadas Escolares. Desta forma, com certeza teremos atletas competindo aqui em Fortaleza que passarão a ser monitorados e receberão apoio até os Jogos Olímpicos Rio 2016", disse Edgar.
Para representar o estado na etapa final das Olimpíadas Escolares, a escola tem que ter vencido as etapas municipal e estadual da competição. Desta forma, cerca de 2 milhões de estudantes (12 a 14 anos e 15 a 17 anos) participam, por ano, nas etapas regionais, representando 40 mil escolas públicas e privadas de mais de 2.000 municípios.
WADA - Outra novidade das Olimpíadas Escolares 2010 é a parceria com a Agência Mundial Antidoping (WADA) para a realização da campanha "Diga não ao Doping", desenvolvida mundialmente pela agência. Para acompanhar esta etapa, o COB receberá a diretora do escritório da WADA na América Latina, a uruguaia Maria José Pesce. Além da presença da diretora da WADA em Fortaleza, o slogan "Diga não ao Doping" estampará placas de todas as arenas esportivas, camisetas dos participantes e squeezes distribuídos às delegações. Também serão realizadas ações de sensibilização no Centro de Convivência, como disputas de quiz sobre o tema e distribuição de cartilhas sobre os perigos do doping para todos os alunos e professores participantes.
Além da WADA, observadores dos Jogos Mundiais Militares estarão em Fortaleza conhecendo o projeto das Olimpíadas Escolares. Os Jogos Mundiais Militares serão realizados no Rio de Janeiro, em julho do ano que vem.
Embaixadores - O COB escalou também 14 atletas e ex-atletas como Embaixadores das Olimpíadas Escolares. A função dos embaixadores é passar a experiência adquirida em vários anos de atividade no esporte internacional aos futuros atletas do Brasil. Os Embaixadores das Olimpíadas Escolares farão uma série de atividades juntos aos atletas participantes do evento, como palestras, demonstrações, cerimônias de premiação, atividades culturais, entre outras.
Os embaixadores são: Keila Costa (atletismo), Luciano Pagliarini (ciclismo), Dayane Camilo (ginástica rítmica), Ketleyn Quadros (judô), Luiz Lima (natação), Hugo Hoyama e Thiago Monteiro (tênis de mesa), Duda Machado (basquete), Lenisio Teixeira (futsal), Felipe Borges (handebol), Emanuel Rego, Shelda Bede, Roberto Lopes (vôlei) e Fernanda Oliveira (vela).
Atividades culturais - Além de disputas em 11 modalidades, os mais de 3.500 jovens atletas inscritos para a disputa da etapa de Fortaleza das Olimpíadas Escolares participarão de uma série de atividades educativas e culturais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro. As atividades serão realizadas no espaço de convivência organizado junto ao refeitório, onde todas as delegações se reúnem. Durante os 10 dias do evento, os alunos/atletas assistirão a vídeos do Comitê Olímpico Internacional e do COB; terão acesso à biblioteca do COB, com cerca de 150 livros sobre o Movimento Olímpico; assistirão a batalhas de rap e a um teatro de bonecos com motivos olímpicos; entre outras atividades.
Voluntários - Para desenvolver este trabalho, o Comitê Olímpico Brasileiro conta com o trabalho de aproximadamente mil pessoas no Comitê Organizador dos Jogos, sendo 200 voluntários. Os voluntários são utilizados no apoio às mais diversas funções, entre elas: credenciamento, apoio às delegações e aos atletas, assessoria de imprensa, área técnica, transporte, cerimônias, atividades culturais, refeitório, entre outras.
A próxima edição das Olimpíadas Escolares, para atletas de 15 a 17 anos, será realizada em Goiânia (GO), entre os dias 3 e 12 de dezembro. "Para a etapa de Goiânia, além da manutenção do ciclismo e da ginástica rítmica, vamos incluir também o taekwondo no programa de competições, que contará com 12 modalidades. A busca pela evolução e excelência é uma marca da organização das Olimpíadas Escolares", disse Edgar Hubner.

AScom Olimpiadas

Nenhum comentário: