segunda-feira, 11 de abril de 2011

Detran divulga dados estatísticos sobre acidentes de trânsito

De acordo com os registros houve uma queda de aproximadamente 20% no número de acidentes em relação a janeiro de 2011

O setor de engenharia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), juntamente com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), Hospital de Emergências (HE) e Polícia Técnico Científica (Politec), instituições responsáveis pelo controle de registro de acidentes de trânsito, informa que durante o mês de fevereiro ocorreram 211 fatos, somente na capital.
As vítimas dessas ocorrências representam 41% do total. Os dados mostram também que a maioria dos acidentes são causados por falta de atenção, representando 84%, tendo como consequência colisões de várias naturezas. Carros e motos lideram o topo desta lista com 63%, a a maioria dos acidentes acontece durante o dia.
A segunda-feira é marcada como o dia em que mais ocorrem acidentes. Os fatos registrados destacam que a maioria deles são causados pela pressa que o condutor tem em chegar ao local de destino.
Em relação às condições da via, os acidentes acontecem em pista seca, o que representa 75%, acompanhado das condições climáticas, destacando-se o tempo ensolarado.
Foi registrado também que os homens estão à frente em relação aos acidentes (77%), e 75% são vítimas fatais. De acordo com a faixa etária, pessoas de 30 a 59 anos são envolvidas nos sinistros, e ficaram com 59% do percentual.
Em janeiro de 2010, o índice de acidentes para cada 10 mil veículos era de 35,2, ou seja, para cada 10 mil veículos ocorriam aproximadamente 35 acidentes. No mesmo período de 2011, esse índice diminui, chegando a 27,36. Em fevereiro de 2010, o índice representava 34,2, e em 2011 diminuiu para 21,58.
O aumento da frota significaria na prática o acréscimo de acidentes, mais o que ocorre é um aumento da frota com a diminuição de acidentes. “O nosso objetivo é diminuir gradativamente esses dados através das ações educativas, repreensivas, se for o caso, porque não existe outro jeito de melhorar a situação de trânsito no que diz respeito a acidentes, se não for pelo meio de sensibilizar o condutor para conduzir seu veículo com responsabilidade, respeitando sua vida e a do próximo. Esse é o nosso trabalho”, disse o diretor presidente do Detran, João Gomes.

Fabrício Picanço/Detran

Nenhum comentário: