Travelport, ABAV e Reed Exhibitions Alcantara Machado unem esforços para compensar as emissões de carbono da Feira das Américas - ABAV 2010 em prol do turismo sustentável
SÃO PAULO, 14 de outubro de 2010 - Travelport, uma das líderes mundiais em sistemas de distribuição global (GDS), retoma a ação “Por um trade mais verde”, durante a Feira das Américas - ABAV 2010, assumindo o compromisso de compensar as emissões de carbono do evento através de um programa de plantio de árvores no Brasil. A iniciativa em prol do turismo sustentável se consolida no setor, ganhando força e inovações a cada edição do evento. A Feira das Américas ABAV 2010 será realizada nos dias 20, 21 e 22 de outubro, das 13h às 19h, no Riocentro Exhibition & Convention Center, no Rio de Janeiro.
Pioneira na ação, a Travelport patrocinou pela primeira vez a compensação das emissões de carbono geradas pelo pavilhão 4 na Feira das Américas de 2008. Na edição 2010 do evento, dá continuidade à iniciativa de responsabilidade ambiental, renovando a campanha “Por um trade mais verde” no Brasil. Na prática, serão plantadas 732 mudas de árvores, como forma de compensar o gás carbônico (CO2) emitido durante a organização da edição 2010, que reúne cerca de 800 expositores, 40 países e 35 mil m² de área de exposição. O cálculo da quantidade de árvores necessárias para compensar as emissões foi feito pela consultoria independente Instituto Totum e as árvores serão plantadas com a Fundação SOS Mata Atlântica pelo Programa Florestas do Futuro.
“Em 2010, avançamos nossa campanha global, renovando a parceria com a entidade representativa das operadoras turísticas (BRAZTOA) e das agências de viagens (ABAV) que atuam no Brasil, contribuindo com a conscientização dos profissionais do setor de viagens que, certamente, desempenharão importante papel durante os preparativos do país para sediar a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, entre outros mega eventos”, afirma António Loureiro, diretor-geral para a Travelport Portugal e Brasil.
Convite aos expositores
“Todos os expositores estão convidados a participar dessa iniciativa que visa a responsabilidade ambiental”, afirma o comunicado oficial da ABAV 2010, ao propor às empresas expositoras que participem da ação. Nesta edição, os expositores poderão contribuir com a redução dos efeitos causados pelas emissões de CO2 geradas pela construção de seus stands. Ao aderir a iniciativa, o expositor receberá um selo que identifica seu stand e empresa como ambientalmente responsáveis, além de terem seu logo publicado em uma seção especial do site do evento (www.feiradasamericas.com.br) e da iniciativa ”Por um trade mais verde” (www.travelportbrasil.com.br/porumtrademaisverde).Para participar, o expositor deve contatar Claudia Veiga Jardim, do Instituto Totum, pelo e-mail cjardim@institutototum.com.br até o dia 14 de outubro.
O programa de compensação de emissões faz jus ao selo Plantamos Árvores, concedido pelo Instituto Totum em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que autentica o desenvolvimento do projeto. “Esse tipo de ação é muito importante, porque dá grande visibilidade aos projetos de compensação de emissões e contribuiu não só para a compensação em si, mas, igualmente, para a divulgação dessa prática perante o grande público, estimulando outras empresas adotarem estratégias semelhantes”, elogia a consultora do Instituto Totum, Cláudia Veiga Jardim.
Para chegar ao número de árvores necessárias, a fim de compensar as emissões de CO2 emitidas direta e indiretamente pelo evento, o Instituto Totum levantou as fontes de emissão de gases de efeito estufa do evento e quantificou-as com base em informações fornecidas pela Travelport e a organizadora da Feira, Reed Exhibitions Alcantara Machado. No levantamento, ficou constatado que, ao final do encontro, serão gerados 182,52 tCO2e (toneladas de gás carbônico equivalente), número que também inclui o deslocamento dos envolvidos na organização do evento, por via terrestre e aérea.
Convite aos visitantes
Visitantes que quiserem compensar os gases emitidos com o seu deslocamento para o evento, são convidados a acessar o site www.travelportbrasil.com.br/porumtrademaisverde e conferir, com apoio da calculadora ambiental, como é simples se juntarem a causa e compensar as emissões.
Desenvolvida pela Key Associados, a calculadora ambiental informa as emissões de CO2 geradas pelo transporte de cada um ao evento e quantas árvores devem ser plantadas, para que tais emissões sejam compensadas.
Sobre a Travelport
A Travelport é a provedora de serviços líder em soluções cruciais para o processamento de transações para companhias que operam no setor global de viagens.
Presente em 160 países, com cerca de 5.400 funcionários e receita de 2.2 bilhões de dólares em 2009, a Travelport é formada pela divisão do sistema de distribuição global (GDS, na sigla em inglês), que inclui as marcas Galileo e Worldspan; pela GTA, provedora multicanal líder em serviços de hotelaria e terrestres; e a Airline IT Solutions, que hospeda aplicativos cruciais e oferece soluções corporativas e de análise de dados para grandes companhias aéreas.
A Travelport também possui cerca de 48% da Orbitz Worldwide (NYSE: OWW), líder mundial entre as agências online de viagens. A Travelport é uma companhia privada, propriedade do The Blackstone Group, da One Equity Partners, da Technology Crossover Ventures e da administração da Travelport.
Sobre a Feira das Américas – ABAV 2010
A Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV promove há 50 anos ações que contribuem com o desenvolvimento do turismo brasileiro, tornando-se a associação mais representativa do setor. Dentre suas atividades está a realização da Feira das Américas. A primeira edição da Feira das Américas aconteceu em 1974, no Guarujá – SP. Após um período de realização itinerante fixou-se na cidade do Rio de Janeiro a partir de 2003. Com um crescimento contínuo durante esses mais de 30 anos, o evento tornou-se o maior e mais importante do continente, reunindo os principais nomes, marcas e negócios do segmento turístico.
Seguindo uma tendência mundial, em 2009 a ABAV fez uma parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado para operacionalizar a realização do evento e potencializar ainda mais seu crescimento.
Sobre o Instituto Totum
O Instituto Totum fornece soluções integradas aos clientes, desde a concepção até a operacionalização de projetos que visam a integração e o desenvolvimento das cadeias de negócios.
* Programas Corporativos de Certificação ou Selos
* Desenvolvimento de Normas, Prêmios ou Esquemas de Certificação Setoriais
* Programas de Benchmarking dentro de Setores Econômicos ou Associações
* Desenvolvimento da Base de Fornecedores de Organizações Caracterizadas como Grandes Compradoras
* Programas Cooperativos e Setoriais
* Análise Setorial e Diagnóstico para Desenvolvimento de Setores ou Cadeias de Negócio
* Programas de Treinamento Decorrentes de Análise Setorial
Sobre a Key Associados
A Key Associados é uma empresa que presta serviços de consultoria, assessoria, auditoria e treinamento em gestão de negócios nas áreas de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Mercado de Carbono, Qualidade, Saúde e Segurança Ocupacional, Alimentos e Responsabilidade Social. Desde sua fundação, em 1997, atua a partir da análise de fatores econômicos, ambientais e sociais nos quais os clientes e seus stakeholders estão inseridos. Localizada em São Paulo, com filial em Belo Horizonte, conta com uma equipe de mais de 60 consultores associados.
38º Congresso Brasileiro de Agências de Turismo e Feiradas Américas – ABAV 2010
20 a 22 de outubro
Riocentro – Rio de Janeiro/RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário