A parte técnica do evento acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro e
será composta de salas temáticas, com nove seminários diários e
simultâneos, seguidas das sessões plenárias
A abertura oficial do 38ª Congresso Brasileiro de Agências de
Viagens - ABAV 2010 e Feira das Américas será no dia 20 de
outubro, às 10h, com pronunciamento do presidente da ABAV
Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, e presença do ministro
do Turismo, Luiz Barreto, além de outras autoridades.
O Congresso, parte técnica do evento, terá como objeto principal
de discussão a relação entre agente e cliente e acontecerá nos
dias 21 e 22. As salas temáticas ocorrerão das 9h30 às 12h,
seguidas das sessões plenárias, das 12h às 14h.
Nas salas, serão realizadas nove Rodadas de Oportunidades
simultâneas, durante os dois dias, em formato de debate para
estimular a interatividade. Os agentes terão a oportunidade de
estar frente a frente com empresários de destaque de vários
segmentos da cadeia produtiva do turismo para discutir os assuntos
abordados. Não haverá, como nos anos anteriores, pré-inscrições.
As vagas serão limitadas e preenchidas por ordem de chegada.
Sardenberg é uma das atrações das plenárias
Em seguida, começam as sessões plenárias no auditório principal do
Pavilhão 5. No dia 21, das 12h às 14h, o jornalista e comentarista
econômico Carlos Alberto Sardenberg comandará a palestra com o
tema central do evento. Sardenberg é âncora do programa CBN
Brasil, da Rádio CBN, e comentarista no Jornal das Dez, da
Globonews, e no Jornal da Globo, da TV Globo, além de colunista do
O Estado de S.Paulo.
A palestra de encerramento, dia 22, será comandada pelo PROAGÊNCIA
II. O palestrante e ator André Tadeu, por meio de personagens
divertidos do cotidiano do agente de viagens, falará sobre o tema
Reinventando as Agências de Viagens. Em formato de training show,
onde o foco central é desenvolvido por meio de um show teatral,
André mostrará o que pensa, quer e precisa o empreendedor do
Agenciamento de Viagem diante da atual conjuntura do mercado.
Rodadas de Oportunidades
Os segmentos que estarão no foco das discussões nas Salas
Temáticas são Cruzeiros Marítimos, Turismo Corporativo,
Assistência de Viagem, Tecnologia, Consórcio Turístico, Locação de
Veículos, Operadoras, Turismo Rodoviário e Setor Receptivo.
Com o tema Ganhando Mais, Vendendo Rápido, o seminário sobre
locação de veículos terá como destaque a importância do segmento
para o setor como um serviço diferenciado e rentável e também a
necessidade de capacitação e qualificação do agente. Durante o
encontro, será apresentado o Programa Nacional de Qualificação e
Capacitação do Setor de Locação de Veículos, que oferece cursos
projetados pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis
- ABLA em parceria com o MTur. O moderador será Paulo Gaba,
presidente do Conselho Nacional da ABLA e CEO da Sixt Rent a Car.
A Sala Temática Novidades e Oportunidades em Turismo Rodoviário,
sob a coordenação de Fernando Caixeta, no dia 21, e de Ricardo
Moesh, no dia 22, gerente de projeto e diretor do Departamento de
Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur,
respectivamente, colocará em debate as propostas a cerca do
cadastro de empresas e veículos, quantidade de frota e idade,
espécies de veículos (carros e vans) e cor de placa (comercial ou
particular). Será apresentado ainda o produto Cruzeiro Rodoviário,
que está sendo desenvolvido em conjunto com a Agência Nacional de
Transportes Terrestres - ANTT.
No seminário A Agência Ideal, sobre tecnologia, executivos da área
de TI especializados em turismo apresentarão o que mercado
disponibiliza de solução para as agências de viagens e sua
interface com o cliente, fornecedores e administrativo. Será
discutida a relação custo-benefício das tecnologias disponíveis no
mercado e como elas podem transformar a agência em modelo padrão,
além de triplicar seu volume de atendimento.
Viaja Fácil Brasil - A Estratégia da Conquista é o tema da Rodada
sobre consórcio turístico. Em pauta, o programa Viaja Fácil
Brasil, lançado pela ABAV e Consórcio Gazin, que visa atender a
nova classe média brasileira. Os congressistas terão a
oportunidade de conhecer melhor o produto e receber dicas do
apresentador Ciro Bottini, do canal Shoptime, sobre como vender
para esse público. Haverá, ainda, sorteio de um cruzeiro marítimo
temático com o cantor Daniel, com acompanhante, entre as agências
que fizerem adesão ao programa. Fabiano Zanzin, gestor do projeto,
coordenará o debate.
Estratégias para o Setor Receptivo é o tema do seminário sob
coordenação de Carlos Silvério, diretor das empresas Grafitt
Assessoria e Projetos Turísticos e Grafitt Viagens e Turismo. O
debate terá como foco o planejamento e a aplicação de um plano
estratégico e de marketing para as agências de receptivo,
considerando o atual momento do mercado brasileiro. Os
congressistas também discutirão como traçar metas para alcançar
êxito comercial tendo em vista oportunidades como a realização de
eventos mundiais no País e, ainda, terão apoio na definição de
produtos turísticos receptivos mais competitivos e inovadores.
Durante o encontro, será lançado o Manual de Marketing para as
Agências de Receptivo.
José Eduardo S. Barbosa, presidente da Associação Brasileira das
Operadoras de Turismo - Braztoa, será o mediador da Rodada
Estratégias Comerciais - Agências e Operadoras. Empresários
líderes do setor em operação de serviços turísticos estarão juntos
para uma troca de ideias sobre as tendências da próxima temporada
e para conhecer técnicas de como ampliar as vendas, oferecendo o
produto adequado ao perfil de cada cliente.
Na sala sobre assistência de viagem, o tema será Uma Grande
Oportunidade de Negócios ao seu Alcance!, com apresentação em dois
módulos de nove empresários do setor destacando serviços de
assistência de viagens, de cases de mercado, de riscos em viagens
e das obrigatoriedades na Europa, Cuba e Austrália. O debate
incluirá ainda as diferenças entre assistência e seguro e como
aumentar a rentabilidade do seu negócio oferecendo programas de
assistência ao seu cliente. Nos dois dias serão sorteados
cruzeiros marítimos e pacotes para a Europa, com direito a
acompanhante. O moderador será Evandro Correa, diretor comercial
da Travel Ace.
O que Saber Sobre o Cliente Corporativo? será o foco do seminário
comandado por Faustino Albano Pereira Junior, diretor-presidente
executivo da Associação Brasileira de Agências de Viagens
Corporativas - Abracorp. A discussão será em torno do
funcionamento do mercado corporativo por meio de experiências
exitosas desenvolvidas no mundo, além da troca de idéias com
empresários bem sucedidos do setor. Serão abordados quais os
requisitos e o perfil adequado que uma agência precisa ter para
atender um cliente corporativo.
Ricardo Amaral, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros
Marítimos - Abremar, será moderador da Rodada Cruzeiros Marítimos
- A Bola da Vez, um verdadeiro treinamento ministrado por empresas
líderes deste segmento. Serão debatidas, entre outros assuntos, as
especificidades desse produto e as grandes possibilidades de
retorno financeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário