segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Hoje tem lançamento de projeto do Setur

“O turismo é uma alternativa eficaz para combater exploração sexual e o tráfico humano. Entretanto, para que o Amapá transcenda este desafio, torna-se fundamental que as atividades turísticas nos municípios promovam o turismo social ético solidário, objetivando a prevenção e combate desses crimes”, disse a Secretária de Estado do Turismo Célia Brazão do Nascimento.
No Amapá existe uma rede de enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes denominada “Rede Abraça-me”, constituída por 55 entidades de diversas esferas sociais, os quais promovem encontros e deliberam sobre ações integradas entre os mesmos. A Setur participa desta rede desde 2009 e vem moldando suas atividades neste foco.
A exploração sexual é caracterizada quando o adulto utiliza a criança ou o adolescente para fins comerciais, por meio de relação sexual, manipulação ou indução a participação em shows eróticos, fotografias e filmes. O Abuso Sexual é uma situação em que a criança ou o adolescente é usado para a gratificação sexual do adulto, baseado em uma relação de poder que pode incluir carícias, pornografia e assédio sexual. Já o tráfico humano é caracterizado por falsas promessas de emprego, transporte facilitado, exploração da mão de obra, e retiro dos documentos da vítima, o que a transforma em prisioneira da rede organizada.

Nenhum comentário: