sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cirio de Nazaré completa 77 anos no Amapá


A Igreja Católica comemora o 77º Círio de Nazaré com o tema: "Maria, mãe da nova criação" e lema "Minha alma engrandece o Senhor" (Lc 1,47). Com a intenção de refletir sobre a campanha da fraternidade 2011, que ecoa “Fraternidade e a vida no planeta” seguido do lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8.22), a Diocese de Macapá se manifesta e incentiva a desenvolver ações solidárias como caminho para a reparação dos males que são cometidos contra o meio ambiente, em prol da preservação da natureza e fortalecer a consciência de que toda a criação faz parte da obra criadora e redentora de Deus.
A peregrinação com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré deu início no dia 12 de setembro no Palácio do Governo, e algumas escolas públicas, organizações privadas e órgãos públicos, acolhem o símbolo que para os cristãos católicos representam a devoção e a fé em Deus, através de Maria a Mãe de Jesus. Após as peregrinações nas instituições, acontecerá o círio rodoviário, com a saída as 17h30 da TV Amapá em direção a Paróquia de Sant'ana e Nossa Senhora de Fátima, no Município de Santana, via distrito de fazendinha com a celebração eucarística na chegada as 19 horas.
A Romaria fluvial vai acontecer às 7 horas da manhã do dia 8, após a reza do terço na matriz, e segue com o círio fluvial onde centenas de embarcações irão navegar com a virgem de Nazaré em direção a rampa do bairro Santa Inês. Prosseguindo o círio dos mototaxistas e dos ciclistas, as 9h30 da manhã na rampa do bairro santa Inês, a imagem será conduzida até a nova Catedral de São José.
As 19 horas na Catedral , ocorrerá a missa da transladação e apresentação do manto presidida pelo bispo Dom Pedro José Conti e concelebrada com Pe Lourenço Filho. Em procissão, a imagem peregrina vai percorrer a Rua General Rondon, Av. Cora de Carvalho em direção a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
Na manhã do 2º domingo de outubro, a partir das 7h30, será realizada a missa Solene em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima. O momento de louvor e devoção a padroeira da Amazônia, se realiza tradicionalmente desde 1934 em Macapá e já atrai aproximadamente 200 mil fiéis que fazem orações, agradecem, pagam promessas e fazem seus pedidos a Deus por interseção de Maria. Ocasião em que as famílias, empresários e organizações públicas homenageiam a Nossa Senhora de Nazaré.
A procissão este ano, será o mesmo percurso do ano passado, passando pela; Av Cora de Carvalho, Rua Hildemar Maia, Av Mendonça Furtado, Rua Hamilton Silva, Av Presidente Vargas, Rua Cândido Mendes e Av Mario Cruz. Chegada na Igreja Matriz São José com a benção final do bispo diocesano Dom Pedro.
Na programação social do círio musical, acontecerá varias apresentações musicais com bandas católicas locais e exposições, logo após os novenários, ao lado da Catedral. A atração principal será no dia 14 de outubro , o show do cantor nacional, padre Reginaldo Manzotti na Fortaleza de São José de Macapá a partir das 20h30.








Contatos:
Secretaria Catedral : 3223-0594
Pe Lourenço Filho 8137-1684 (Coord. Geral do Círio de Nazaré 2011)
Mônica Nascos :9125-4791 ; 8137-7120 (Coord. Divulgação)

Nenhum comentário: