terça-feira, 9 de novembro de 2010

TCU recomenda suspensão de 32 obras do governo federal

O relatório de fiscalização de obras públicas do TCU (Tribunal de Contas da União) apresentado nesta terça-feira (9) recomenda ao Congresso Nacional a paralisação de 32 obras - de 231 fiscalizadas 'in loco' entre janeiro e agosto - devido a indícios de irregularidades.
Dessas, 18 integram o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O TCU também recomendou a retenção parcial dos recursos destinados a 6 obras, até que os problemas sejam resolvidos.
Em outras 184 obras, também foram encontrados indícios de irregularidades, mas, nesses casos, segundo o TCU, não se justifica a paralisação. Em nove obras fiscalizadas, o TCU não fez ressalvas.
Para obter a versão do governo federal para os problemas apontados pelo TCU, a reportagem do G1 procurou as assessorias da AGU (Advocacia Geral da União) e da Casa Civil, responsável pela coordenação do PAC, e aguarda respostas.
A dotação orçamentária fiscalizada pelo TCU foi de R$ 35,6 bilhões. A maior parte das fiscalizações ocorreu em obras de transporte (42%), edificações (21,2%), infraestrutura urbana (20,3), energia (9,1%) e obras hídricas (7,4%).

Nenhum comentário: