sexta-feira, 18 de junho de 2010

Seminário do PSDB debate sobre Saúde

A saúde pública é uma das principais preocupações de toda a população. Pensando nisso, o PSDB realizou na noite de ontem, 17, um seminário para debater sobre a atual situação da saúde no Amapá e as possíveis soluções para melhorar o setor.
O seminário contou com a presença de vários profissionais da saúde. Durante o evento, o enfermeiro, Patrício Almeida, palestrou sobre a importância da construção de uma gestão em saúde mais democrática. De acordo com o enfermeiro a primeira mudança que deve ser realizada na saúde amapaense é com relação às ações preventivas. Para ele, é desta forma que haverá melhor qualidade de vida para a população.
Para o médico e deputado estadual, Dalto Martins, a principal preocupação que o Governo do Amapá deve ter para melhorar a qualidade da saúde é com a infra-estrutura dos hospitais e a qualificação dos profissionais da saúde. Dalto afirmou que o Amapá possui um déficit de profissionais qualificados para trabalhar no setor. “O maior problema da saúde, atualmente, está na má administração, ou seja, na gestão”, afirmou Dalto Martins.
O médico Elzivaldo Monteiro, defendeu durante o debate a implantação da medicina natural na saúde pública do Estado. Segundo o profissional, a medicina natural busca através da prevenção a qualidade de vida dos cidadãos e também trata das seqüelas das doenças crônicas degenerativas e traumáticas.
O senador e médico, Papaléo Paes, durante o evento confirmou a tese defendida pelo enfermeiro Patrício Almeida. Para Papaléo a base da saúde começa com a prevenção. “Nós temos que fazer a prevenção junto à população, pois é desta forma que vamos conseguir diminuir os casos de doenças nos hospitais e postos de saúde”, afirmou o senador.
No final do debate Jorge Amanajás afirmou que a saúde amapaense precisa passar por muitas mudanças. Para ele a saúde de qualidade é uma obrigação do governo federal, estadual e municipal. “Todos têm o direito à qualidade de vida e saúde e é um dever te todos nós oferecermos isso para a população”, afirmou Amanajás.

Nenhum comentário: