quinta-feira, 3 de junho de 2010

Coordenador de Esporte de Macapá participa da III Conferência Nacional do Esporte em Brasília


Começou na última quinta-feira (03/06) em Brasília (DF) a etapa nacional da III Conferência Nacional do Esporte (III CNE), com tema “Plano Decenal do Esporte e Lazer: 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”, com o objetivo de projetar o país entre as dez principais nações olímpicas do mundo. A cerimônia de lançamento do evento começou com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, e a participação do Coordenador Municipal de Esporte e Lazer, Ramilton Farias, que representou o Prefeito de Macapá, Roberto Góes.
Para Ramilton, esta é uma grande oportunidade para fortalecer o esporte através da parceria com o governo federal. O ministro Orlando Silva, disse que a participação da sociedade durante a conferência vai contribuir para que o Brasil se torne uma potência esportiva na próxima década. “Nós acreditamos que o Brasil tem um potencial enorme para ser explorado no esporte, o que pode nos transformar numa potência olímpica. Temos uma das dez maiores economias do mundo, umas das maiores populações e extensões territoriais. Em qualquer critério que nós utilizarmos, o Brasil está entre os dez e é importante estar entre os dez também no esporte.”
A III CNE também vai proporcionar um debate sobre as políticas públicas voltadas para o esporte. “Vamos estruturar políticas públicas para que o esporte seja um direito para as pessoas não apenas na lei, mas, sobretudo, na vida, ajudando a produzir saúde e um ambiente social favorável. Por isso, essa conferência tem o objetivo de fixar um plano de metas muito concreto, com prazos bem definidos, para que em dez anos possamos ter uma realidade melhor no país.”
As etapas estaduais da III CNE contaram com a participação de mais de 220 mil pessoas de todo o Brasil. Foram realizadas 440 etapas municipais, 350 regionais e 650 etapas livres em sete meses de mobilização nos 26 estados e no Distrito Federal. Já a etapa nacional contará com a participação de 1,5 mil pessoas, entre elas, 1.030 delegados eleitos nas etapas estaduais. Nos quatro dias de conferência os delegados debaterão as propostas que irão compor o Plano Decenal de Esporte e Lazer.

Nenhum comentário: