sábado, 19 de junho de 2010

Macapa sedia 25º Encontro de Médicos da região Norte


Evento foi realizado neste final de semana
Mario Tomaz
Da Reportagem

O 25º Encontro de Médicos do Amapá está ocorrendo desde sábado quando um grupo de profissionais do vizinho estado do Pará está em Macapá e esteve reunido na sede do Conselho Regional de Medicina. Na oportunidade, o secretário de saúde do Estado, médico Elpidio Carvalho ressaltou a importância de interelações como esta. “É um momento de muita alegria para se melhorar o relacionamento entre as entidades médicas desta região e ótima oportunidade de termos um novo assunto a ser debatido”, ressaltou Elpidio.
José Ubirajara da Silva - médico paraense, disse que o encontro vem somar no interelacionamento entre os profissionais da área de saúde, e acredito que somente aqui na nossa região haja uma harmonia desta forma entre médicos do Amapá e Pará
Ubirajara aproveitou o encontro para falar sobre um doença que está sendo cada vez mais comum na região ribeirinha brasileira e ataca com mais intensidade nortistas, os Lábios Leporinos.
Lábios leporinos podem ser chamados também de fissuras labiopalatais, é uma deformidade que acontece no céu da boca da criança, ou seja, é uma abertura que é ocasionada pelo não fechamento da estrutura labial, afetando assim, também o nariz, o lábio a cavidade oral, nasal e do ouvido.
Essa doença pode ser hereditária (passada de pai para filho) ou somente passa por alterações cromossômicas e também pode afetar a criança enquanto ela estiver no útero da mãe, essa causa podem ser originados pelo fumo, medicamentos em geral, cremes hidratantes que contém a vitamina A, todos os tipos de drogas e desnutrição materna.
Podem começar a aparecer entre a quarta e a décima segunda semana de gestação. Ocorre em recém-nascidos de um para 500 a um para 1000 sendo os homens os mais afetados com essa deformidade."E para saber mais sobre este problema, em dezembro na cidade de Belém, estaremos participando de um grande encontro onde este assunto estará em pauta e será debatido por profissionais da área e espero contar com a presença de médicos amapaenses neste evento", lembrou.

Nenhum comentário: