segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dilma Russef confirma vinda ao Amapá em agosto

CONJUNTO MUCAJÁ

Visita da presidenta Dilma ao Amapá é acertada para 5 de agosto

A presidenta Dilma Rousseff virá ao Amapá no dia 5 de agosto para participar da entrega dos 37 blocos de apartamentos da Vila do Mucajá. A vinda da presidenta a Macapá vem sendo acertada desde o início de maio entre a Prefeitura de Macapá e Caixa Econômica. No dia 10 de maio, o prefeito Roberto Góes esteve em Brasília e convidou oficialmente a presidenta.
Na segunda-feira, 13, a prefeitura de Macapá enviou e-mail à Presidência da República e Caixa Econômica acertando a data da visita para 5 de agosto.
Havia previsão de entregar os imóveis em duas etapas mas devido o adiantado das obras o conjunto será entregue por completo. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) já realizou várias Oficinas de Sensibilização para Convivência em Condomínio aos moradores que vão ocupar os 592 apartamentos.
A oficina será ministrada por técnicos da Prefeitura e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e vai acontecer na Escola Municipal Antônio Barbosa, no bairro do Beirol, às proximidades do residencial. Após a entrega das unidades habitacionais, a Semast vai dar início a uma série de cursos profissionalizantes, visando capacitar os moradores para o mercado de trabalho.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Paula Nice Moura, mesmo após a inauguração, serão oferecidos cursos de cabeleireiro, manicure e pedicure, operador de caixa, filetagem de pescado, informática básica e etc. “Estamos ansiosos para fazer a entrega dos apartamentos. Os moradores do Mucajá vão passar a viver um nova realidade, por isso, é muito importante conhecer as regras de convivência em condomínio e estarem preparados para um nova vida daqui pra frente”, observou.
Por recomendação da União, todos os apartamentos serão entregues legalmente em nome das mulheres das famílias residente do local. A entregua dos apartamentos será feita por meio de sorteio, seguindo critérios estabelecidos pela Comissão de Acompanhamento da Obra que recebeu apoio da Justiça Federal, Ministério Público e Câmara de Vereadores.
No primeiro momento 113 famílias que estão no aluguel social e outras 150 que ainda se encontram dentro da área de risco do Mucajá, serão beneficiadas. Também terão prioridade as famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos acima de 60 anos, famílias com renda percapta de ¼ do salário mímino, aquelas cujas mulheres são responsáveis pelo domícílio e famílias com mais números de dependentes menores de 16 anos.
O projeto habitacional está com 97% da obra concluída. São 592 apartamentos divididos em 37 blocos, pavimentados. Cada apartamento possui dois quartos, sala, cozinha com área de serviço e banheiro social.
O projeto prevê ainda, além das moradias, a recuperação da encosta com a reposição da vegetação, para evitar deslizamentos de terra. “Estamos trabalhando muito, buscando as parcerias, para construirmos as moradias necessárias para diminuir o déficit habitacional de Macapá e melhorar a qualidade de vida da população”, disse o prefeito Roberto Góes.
Além do projeto habitacional do Mucajá, a Prefeitura de Macapá possui, hoje, mais dois projetos em andamento: um na Cuba de Asfalto, onde serão construídas mil casas e outro na Rodovia do Curiaú, denominado Bairro Forte com mais 600 casas. Ainda será lançado neste ano mais um projeto de emenda do Senador José Sarney destinada à construção de 300 unidades habitacionais, no Bairro São José ou no Renascer.

Nenhum comentário: