quinta-feira, 30 de junho de 2011

COMUNICADO

O Governo do Estado do Amapá informa que o pagamento dos meses de maio e junho dos professores do Contrato Administrativo serão pagos no dia 13 de julho de 2011.
O atraso ocorreu em função do Processo de Regularização dos referidos contratos que está sendo feito seguindo orientação do Ministério Público do Estado do Amapá.

Pagamento da PMM sai nesta sexta-feira

Pagamento dos servidores municipais sai nesta sexta-feira
O prefeito Roberto Góes anunciou na tarde de quinta-feira, 30, que o pagamento dos servidores municipais referente ao mês de junho, incluindo o reajuste linear de 4,25% - concedido a toda a categoria – e os retroativos à data base estão sendo pagos nesta sexta, 1 de julho.
No caso da categoria do Magistério, a Prefeitura também paga nesta sexta os valores referentes às férias da categoria. Para esse grupo, o reajuste salarial é de 14,25% , resultado de acordo firmado entre o sindicato dos professores e a Prefeitura.
Os demais servidores que solicitaram férias no mês de julho, receberão os valores correspondentes até dia 5 de julho, terça-feira. Quanto à primeira parcela do décimo terceiro salário, será paga na quinta-feira, 7.

Comissão de Combate às Drogas participa de audiência pública no Amapá

Com o objetivo de conhecer a realidade do consumo de drogas no Estado do Amapá e discutir propostas com a sociedade civil e autoridades locais, os membros da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara dos Deputados participam nesta quinta-feira, (30) às 9h00 audiência pública conjunta com a Assembléia Legislativa do Estado do Amapá. Estarão presentes na audiência o coordenador da comissão, deputado Evandro Milhomen (PCdoB/AP), e o relator, deputado Givaldo Carimbão.
Segundo Milhomen, todas as ações realizadas devem contribuir para a elaboração de um relatório que contenha propostas de políticas públicas para o enfretamento das drogas ilícitas. O documento será apresentado em Brasília durante audiência pública que definirá, ainda, um plano de trabalho que aborde os temas: prevenção, tratamento e acolhimento, reinserção social, repressão ao tráfico e legislação.
O parlamentar afirma que esta audiência ajudará a dimensionar a gravidade do problema no Amapá. “Essas vivências e as informações que estamos colhendo estão sendo de extrema importância, pois serão a base para a elaboração das iniciativas no enfrentamento do problema”.

Comissão Especial
Criada em março de 2011, a Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas é composta por reúne 30 deputados de diversos estados do Brasil para debater o assunto. Nas reuniões, são feitos debates com entidades, especialistas e membros do governo.
Em ação itinerante, a comissão vem promovendo reuniões e debates pelo país a fim de conhecer projetos com resultados eficazes no combate ao uso e ao tráfico de drogas. Além da visita à Cracolândia em São Paulo, no mês passado, os membros da comissão também conheceram os programas de prevenção e repressão de narcóticos da Polícia Civil de São Paulo.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ELEIÇÕES:TSE APROVA CALENDÁRIO PARA AS ELEIÇÕES DE 2012

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na noite desta terça-feira (28), o calendário eleitoral referente às eleições municipais de 2012, O pleito será realizado no dia 7 de outubro, em 1º turno, e no dia 28 de outubro, nos municípios onde houver necessidade de 2º turno. O calendário traz as principais datas a serem observadas por eleitores, partidos políticos, candidatos e pela própria Justiça Eleitoral.

Em 2012, os eleitores vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Principais datas

Um ano antes do pleito, 7 de outubro de 2011, todos os partidos que quiserem participar das eleições devem ter obtido registro no TSE. O prazo é o mesmo para os candidatos que pretendam concorrer estarem com sua filiação partidária regularizada, e terem como domicílio eleitoral a circunscrição na qual pretendem disputar mandato eletivo.

A partir do primeiro dia do ano da eleição, os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar seus levantamentos. Também a partir desse dia, a Administração Pública fica proibida de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente, a não ser em situações excepcionais.

Em 9 de maio termina o prazo para que o eleitor possa requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Neste mesmo dia termina o prazo para que o eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida peça transferência para uma seção eleitoral especial.

As convenções para escolha dos candidatos acontecem entre os dias 10 e 30 de junho. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.

Os registros dos candidatos podem ser feitos, pelos partidos ou coligações, até o dia 5 de julho. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.

Os registros dos candidatos podem ser impugnados até o dia 18 de julho, seja por adversários, partidos políticos, coligações ou pelo Ministério Público.

No dia 6 de agosto os candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral, para divulgação pela internet, relatório dos recursos recebidos para financiamento da campanha eleitoral: a primeira prestação de contas parcial.

A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV começa no dia 21 de agosto, uma terça-feira.

A segunda prestação de contas parcial deve ser apresentada por candidatos e partidos políticos até o dia 6 de setembro.

A lacração dos programas-fonte, executáveis, arquivos fixos, de assinatura digital e chaves públicas, utilizados nas urnas eletrônicas, acontece até o dia 19 de setembro.

A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV se encerra no dia 4 de outubro, três dias antes da realização do pleito. Na mesma data se encerra o prazo para propaganda mediante reuniões públicas ou comícios, e também para realização de debates nas rádios e nas TVs. No dia 5, se encerra o prazo para divulgação de propaganda paga em jornal impresso. E no dia 6, acaba o prazo para propaganda mediante alto-falantes ou amplificadores de som, bem como para distribuição de material gráfico e promoção de carreatas.

O primeiro turno acontece no primeiro domingo de outubro, dia 7.

Nos municípios onde houver necessidade de segundo turno, a propaganda eleitoral fica permitida já a partir do dia 8. A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV, para o segundo turno, pode começar até o dia 13 de outubro e se estende até o dia 26. O segundo turno acontece no último domingo de outubro, dia 28.

No dia 6 de novembro acaba o prazo para partidos e candidatos – exceto os que forem para segundo turno - encaminharem à Justiça Eleitoral as prestações de contas do primeiro. Os candidatos que concorrerem no segundo turno têm até 27 de novembro para prestar contas.

O eleitor que não votar no primeiro turno tem até o dia 6 de dezembro para justificar sua ausência ao juiz eleitoral. Quem não votar no segundo turno tem até 27 de dezembro para se justificar.

A diplomação dos eleitos deve acontecer até o dia 19 de dezembro.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Lançamento do Macapá Verão 2011 será nesta segunda-feira


MACAPÁ VERÃO 2011

Servidores do TCE tem até dia 15 de julho para fazer recadastramento


Por Ilziane Launé
Ascom TCE

Iniciou em junho e segue até o dia 15 de julho, o recadastramento dos funcionários do Tribunal de Contas do Estado, para atualização do banco de dados pessoal. O cadastramento está sendo feito no auditório do tribunal, para dar mais comodidade aos servidores.

Para fazer o recadastramento é necessário apresentar documentação original que será digitalizada e anexada ao cadastro do servidor. Já os funcionários afastados por algum motivo ou com problemas de locomoção poderão fazer o recadastramento em datas definidas pelo departamento de recursos humanos.

Os funcionários que não fizeram o recadastramento até o dia 15 de julho, terão o pagamento suspenso. Em casos exepcionais e com autorização da diretoria administrativa os servidores poderão fazer o mesmo.

Documentos necessários para o recadastramento:

· Carteira de Identidade

· Titulo de eleitor e comprovante das eleições de 2010

· Certificado (comprovante) de escolaridade; Diploma Registrado ou Histórico escolar acompanhado da certidão de conclusão do curso mencionando a data da colação de grau)

· CPF

· Certificado de reservista ou dispensa de incorporação

· Comprovante de residência atualizado (Contas de luz, telefone, contrato de locação, carnê de IPTU, correspondências atuais, datados no máximo de 60 dias0

· Comprovante de registro em órgão de classe, quando se tratar de profissão regulamentada

· Certidão de nascimento ou certidão de casamento atualizada- datada no maxímo de 60 dias

· Certidão de nascimento dos filhos menores de 21 anos ou inválidos de qualquer idade quando houver

· Carteira de Trabalho, todas as que houverem registros

· PIS/PASEP

· Declaração de bens patrimoniais (cópia do imposto de renda ano-base 2010ou declaração de próprio punho)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Sinsepeap anuncia fim da greve dos professores nas escolas municipais

O Sindicato dos Professores anunciou na manhã desta terça-feira, 14, o fim da greve da categoria nas escolas municipais. A decisão veio após assembléia da categoria que analisou proposta da Prefeitura de Macapá.
O percentual apresentado pelo município foi de 4,25% pagos já em junho além de 15%, à guisa de alinhamento para se chegar ao piso salarial.
Dos 15%, 10% já serão incorporados à folha de pagamento de junho, e mais 5% até outubro, porcentagem apresentada pelo sindicato na reunião da última quinta-feira, 9.
Para os auxiliares, que também incluem merendeiras e serventes, o percentual será de 4,25% além de 10% de adequação ao piso salarial, que serão pagos em duas parcelas: 5% em junho e 5% até outubro.
Com relação aos retroativos do reajuste, serão considerados desde abril deste ano e pagos em quatro parcelas: agosto, setembro, outubro e novembro.
A proposta virou termo de compromisso e, como foi aprovada pela categoria em assembléia geral, será assinada pelo sindicato, prefeitura e procuradoria nesta terça-feira, 14.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

MPF/AP quer retirada de animais do Parque Zoobotânico

Espécies devem ser removidas para ambiente adequado e seguro

O Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) ajuizou ação civil pública contra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Município de Macapá. A instituição pede na Justiça a retirada dos animais do Parque Zoobotânico e, em seguida, a reabertura do espaço para visitação pública.

A medida foi a última alternativa encontrada pelo MPF/AP depois de inúmeras tentativas extrajudiciais de negociação. Em 2007, o MPF/AP e o Ministério Público do Estado do Amapá firmaram termo de ajustamento de conduta (TAC) com os órgãos envolvidos direta e indiretamente na administração do parque para adequação das instalações do espaço. Às vésperas de completar quatro anos da assinatura do TAC, o projeto mencionado no termo ainda está em fase inicial e sem perspectiva de conclusão.

O MPF/AP, na expectativa de solução, consentiu a permanência dos animais no parque. Porém, a falta de ação organizada e eficaz para a resolução dos problemas no ambiente foi determinante para o ingresso da medida judicial. A instituição entende não existir sentido em manter centenas de animais silvestres em cativeiro se a eles não é dispensada a atenção necessária e sendo vedada a visitação pública.

Em 2009, ao visitar o Parque Zoobotânico, o procurador da República Antônio Carlos Marques Cardoso observou não haver condições de habitação para os animais no estabelecimento. No local, há histórico de fugas e morte de espécies por caçadores. A alimentação e deficiências nas verbas são outro problema.

Na ação, o MPF/AP pede, ainda, que as espécies retiradas do parque pelo Ibama sejam realocadas em um ambiente adequado. Após isso, o Município de Macapá deverá reabrir o espaço à população para visitas à variedade botânica do local.

Dilma Russef confirma vinda ao Amapá em agosto

CONJUNTO MUCAJÁ

Visita da presidenta Dilma ao Amapá é acertada para 5 de agosto

A presidenta Dilma Rousseff virá ao Amapá no dia 5 de agosto para participar da entrega dos 37 blocos de apartamentos da Vila do Mucajá. A vinda da presidenta a Macapá vem sendo acertada desde o início de maio entre a Prefeitura de Macapá e Caixa Econômica. No dia 10 de maio, o prefeito Roberto Góes esteve em Brasília e convidou oficialmente a presidenta.
Na segunda-feira, 13, a prefeitura de Macapá enviou e-mail à Presidência da República e Caixa Econômica acertando a data da visita para 5 de agosto.
Havia previsão de entregar os imóveis em duas etapas mas devido o adiantado das obras o conjunto será entregue por completo. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) já realizou várias Oficinas de Sensibilização para Convivência em Condomínio aos moradores que vão ocupar os 592 apartamentos.
A oficina será ministrada por técnicos da Prefeitura e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e vai acontecer na Escola Municipal Antônio Barbosa, no bairro do Beirol, às proximidades do residencial. Após a entrega das unidades habitacionais, a Semast vai dar início a uma série de cursos profissionalizantes, visando capacitar os moradores para o mercado de trabalho.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Paula Nice Moura, mesmo após a inauguração, serão oferecidos cursos de cabeleireiro, manicure e pedicure, operador de caixa, filetagem de pescado, informática básica e etc. “Estamos ansiosos para fazer a entrega dos apartamentos. Os moradores do Mucajá vão passar a viver um nova realidade, por isso, é muito importante conhecer as regras de convivência em condomínio e estarem preparados para um nova vida daqui pra frente”, observou.
Por recomendação da União, todos os apartamentos serão entregues legalmente em nome das mulheres das famílias residente do local. A entregua dos apartamentos será feita por meio de sorteio, seguindo critérios estabelecidos pela Comissão de Acompanhamento da Obra que recebeu apoio da Justiça Federal, Ministério Público e Câmara de Vereadores.
No primeiro momento 113 famílias que estão no aluguel social e outras 150 que ainda se encontram dentro da área de risco do Mucajá, serão beneficiadas. Também terão prioridade as famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos acima de 60 anos, famílias com renda percapta de ¼ do salário mímino, aquelas cujas mulheres são responsáveis pelo domícílio e famílias com mais números de dependentes menores de 16 anos.
O projeto habitacional está com 97% da obra concluída. São 592 apartamentos divididos em 37 blocos, pavimentados. Cada apartamento possui dois quartos, sala, cozinha com área de serviço e banheiro social.
O projeto prevê ainda, além das moradias, a recuperação da encosta com a reposição da vegetação, para evitar deslizamentos de terra. “Estamos trabalhando muito, buscando as parcerias, para construirmos as moradias necessárias para diminuir o déficit habitacional de Macapá e melhorar a qualidade de vida da população”, disse o prefeito Roberto Góes.
Além do projeto habitacional do Mucajá, a Prefeitura de Macapá possui, hoje, mais dois projetos em andamento: um na Cuba de Asfalto, onde serão construídas mil casas e outro na Rodovia do Curiaú, denominado Bairro Forte com mais 600 casas. Ainda será lançado neste ano mais um projeto de emenda do Senador José Sarney destinada à construção de 300 unidades habitacionais, no Bairro São José ou no Renascer.

Grayton Tavares Toledo é o novo secretário de meio Ambiente do Amapá

Em lugar de Paulo Figueira, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por indicação do partido Verde, foi divulgado no twitter, pelo governador do Amapá, Camilo Capiberibe que assume a pasta o engenheiro agrônomo Grayton Tavares Toledo.
Graduado como Engenheiro Agrônomo pela universidade EARTH (Escuela de Agricultura de la Región Tropical Húmeda), de Costa Rica. Possui MBA em Gestao Empresarial pela Facinter (Faculdade Internacional de Curitiba). Atualmente cursa especializacao em Gestao e Direito Ambiental, tambem pela Facinter.
Desde que se formou atuou como consultor nas seguintes áreas: ambiental; de gestão de empreendimentos rurais e estudo/avalicao e elaboracao de projetos agroindustriais. Com foco em: Biodiversidade, Desenvolvimento Sustentável, Reciclagem, Mecanismos de Desenvolimento Limpo (MDL), Seqüestro de Carbono, Ecoturismo, Turismo Sustentavel, Agricultura Orgânica, Cultivos Tropicais, Produtos Florestais Nao Madeireiros (PFNMs), Produção Mais Limpa, Manejo de Resíduos, Amazônia, Cerrado, Estudo de Impacto sobre a Sociobiodiversidade, Estudos de Mercado e de Viabilidade e Elaboracão de Planos de Negócios.
Seu primeiro trabalho como consultor foi para o Projeto Florestal Comunidade Européia-EARTH (PROFORCE), onde realizou a avaliacao final do projeto, em 1988, analisando os dados de campo, criando uma base de dados e de mapas, assim como a elaboracao do relatorio final do projeto.
Em 2002 abriu a empresa BioBusiness Consultoria e Treinamento, proporcionando atuação em diferentes estados do Brasil e em diversas áreas, já que contamos com vários consultores/instrutores terceirizados cadastrados em nosso banco de dados.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Blitz apreende carros e motos

A Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) retomou na manha de ontem, dia 07, a fiscalização dos veículos que circulam em Macapá. A blitz aconteceu nas ruas Candido Mendes e São José. Em cerca de 3 horas de abordagens os agentes da EMTU fizeram 53 notificações, Apreederam 6 motos e 2 carros. "A maioria dos veículos apreendidos não tinham licença de trafego e estavam sendo usados para transportes de passageiros de forma ilegal. Outros estavam sendo conduzido por pessoas não habilitadas e tiveram que ser recolhidos ao patio da EMTU. Esse é o nosso trabalho: fiscalizar e retirar de circulação quem esteja irregular", diz o diretor de trânsito da EMTU Jair Coelho.

Ainda segundo Jair, as blitzes não estavam acontecendo por que a EMTU ainda não tinha concluído o processo de licitação que fez para mototaxistas. "Estavamos aguardando o resultado da licitação para que fizessemos essa fiscalização nas ruas da cidade. Mas esse trabalho não se restringe aos mototaxistas. Veículos particulares e taxis também foram fiscalizados. E o que nós observamos é que os motoristas estão muito displicentes, principalmente com relação ao uso do cinto de segurança que além de ser obrigatório é um instrumento de prevenção de danos maiores, no caso de acidentes e o uso indevido do celular que também é muito constante", explica.

A partir de agora a EMTU vai intensificar as blitzes, principalmente no centro da cidade, onde há maior circulação de veículos. "Estamos concluindo a licitação para taxi nos próximos dias e a partir daí vamos apertar ainda mais o cerco às irregularidades, principalmente ao transporte clandestinos de passageiros. A EMTU quer um trânsito mais organizado e seguro, mas isso tem quen passar pelos condutores, eles tem que estar dentro do que mandam as leis do trânsito. O nosso papel é cobrar isso e nós vamos cobrar", enfatiza Coelho.

Constantino Brahuna é escolhido para a vaga de Mello Castro

O juiz de direito Constantino Augusto Tork Brahuna, titular da 1ª Vara
Cível da Comarca de Macapá, toma posse nesta quinta-feira, (9), como
desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, em substituição ao
desembargador Honildo Amaral de Melo Castro, aposentado em novembro do
ano passado após completar 70 anos de idade. O magistrado que concorria
com outros sete juízes, pelo critério de merecimento, obteve a maior
pontuação para assumir a vaga .

O processo de escolha do novo desembargador foi iniciado em 23 de
fevereiro e interrompido em razão de recurso interposto por uma das
concorrentes ao certame, junto ao Conselho Nacional de Justiça, ocasião
em que ficou dependendo dos votos dos desembargadores Raimundo Vales e
Agostino Silvério Junior. Na sessão do Pleno Administrativo desta
quarta-feira (08), os magistrados declararam seus votos, concluindo,
desta forma, o processo de escolha.

No processo de escolha do novo desembargador do TJAP, votaram os
desembargadores Dôglas Evangelista Ramos, Mário Gurtyev de Queiroz,
Gilberto de Paula Pinheiro, Luiz Carlos Gomes dos Santos, Carmo Antônio
de Souza, Edinardo Maria Rodrigues de Souza, Raimundo Nonato Fonseca
Vales e Agostino Silvério Junior.

Juízes que concorreram a vaga de desembargador: Constantino Augusto
Tork Brahuna, César Augusto Souza Pereira, Sueli Pereira Pini, Eduardo
Freire Contreras, Mário Euzébio Mazurek, Rommel Araújo de Oliveira,
Stella Simonne Ramos e João Guilherme Lages Mendes.

Lista tríplice
A votação do processo de escolha do desembargo resultou na lista
tríplice formada pelos magistrados Constantino Augusto Tork Brahuna,
João Guilherme Lages Mendes e Rommel de Araújo Oliveira.

Carreira
Constantino Brahuna é natural do estado do Pará. No ano de 1973,
bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Pará e foi
professor na Unama e na Escola Judicial do Amapá (EJAP). No período de
dezembro de 1973 a setembro de 1991, atuou perante os Órgãos
Jurisdicionais dos Poderes Judiciários dos Estados do Pará, Amapá, Acre
Rondônia, Maranhão, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, além de
atuação nas Seccionais da Justiça Federal e nas Juntas e Tribunais da
Justiça do Trabalho das referidas Unidades da Federação. Foi professor
em várias Universidades e Faculdades renomadas do país. Assumiu várias
funções na esfera judiciária.

Ingressou na magistratura do Estado do Amapá, em 16 de setembro de
1991, sendo aprovado em 5º lugar, tomando posse em 05 de outubro do
mesmo ano. Foi titularizado na 1ª Vara Cível e de Fazenda Pública da
Comarca de Macapá em 09 de fevereiro de 1994.

Durante sua carreira na magistratura, Constantino Brahuna foi convocado
oito vezes como substituto de desembargador no Tribunal de Justiça do
Amapá. A última convocação aconteceu em 04 de agosto de 2010, para
substituir o desembargador Honildo Amaral de Mello Castro, que fora
convocado como ministro pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e se
aposentou em novembro do ano passado.

Esta quarta-feira (08) de junho de 2011, passou a ser mais uma data
histórica para o Poder Judiciário Amapaense, data que marcou o
desembargo de Constantino Augusto Tork Brahuna o juiz mais votado nesta
manhã pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá para preencher a vaga
de desembargador.

Emocionado, o novo desembargador disse que “a peleja foi longa, mas
prevaleceu a vontade de Deus”.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Audiência Pública será dia 9

Será amanhã no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do
Amapá (AL) às 09h, acontece audiência pública que irá discutir sobre o
setor industrial. Quem irá coordenar a audiência serão os deputados
estaduais Manoel Brasil (PRB) e Telma Gurgel (PRTB), ambos preocupados
com o desenvolvimento do setor industrial no Estado.

A audiência pública tem como objetivo incentivar novos investimentos e
criar alternativas de mercado para o desenvolvimento social e
econômico do Estado do Amapá.

De acordo com o deputado Manoel Brasil, a audiência pública é a
oportunidade de oferecer visibilidade e fortalecimento ao setor.
“Temos que incentivar e facilitar a entrada de novos investidores,
para que vejam que o Amapá assim como os outros estados tem
potencialidade de se desenvolver. O que falta é atrair e oferecer
infraestrutura para que se instalem em nosso parque industrial novas
empresas. Temos é que sair da economia centrada no contracheque e em
contratos administrativos, que é o grande gargalo do Amapá”, comenta.

A Deputada Telma Gurgel ressalta que é importante fortalecer a
atividade industrial no Estado e discutir políticas públicas voltadas
ao setor. “Precisamos contribuir para o desenvolvimento do Amapá,
incentivando a instalação de fábricas para gerar economia – emprego e
renda. É necessário que sejam implementadas políticas de estímulo a
indústrias que aproveitem o capital natural da Amazônia, especialmente
o potencial pesqueiro, a aqüicultura e o uso sustentável dos recursos
naturais. Nosso desafio é aliar desenvolvimento com sustentabilidade.
Sou comprometida com os setores energético e industrial e trabalho
para inserir o Amapá no contexto nacional”, afirma Telma Gurgel.

Estarão presentes no evento representantes do setor industrial,
empresários, órgãos públicos e privados, parlamentares e comunidade em
geral.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Prefeito de Macapá presta homenagem a jornalistas pelo Dia da Imprensa

O prefeito Roberto Góes saudou jornalistas nesta quarta-feira, 1, pela passagem do Dia da Imprensa. Antes comemorado no dia 10 de setembro, o dia da imprensa no Brasil, teve mudança no calendário passando a ser celebrada no dia 1° de junho. Acontece que o primeiro registro na história parte do fato que o dia 10 de setembro, antigo dia da imprensa, lembrava o começo da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro veículo impresso no país. Só que a Gazeta era um jornal oficial organizado pela corte portuguesa que se instalara há pouco tempo no Brasil.
Em 1997 o programa observatório da imprensa na TV comentou o equívoco da data da comemoração ressaltando que a Gazeta do Rio de Janeiro era um instrumento oficial e não podia figurar como a data do dia da imprensa. Por sua vez o deputado Nelson Marchersan informou que a bancada gaúcha havia apresentado um requerimento conjunto para que o objeto da comemoração deixasse de ser um jornal oficial e passasse a ser um jornal de ideias e combate.
A Lei 9.831 de 13.09.1999, sancionada pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, determinou que a data mudasse do dia 10 de setembro para primeiro de junho, assim, primeiro de junho passou a ser oficialmente o dia da imprensa, em homenagem ao início de circulação do Correio Brasiliense, editado em Londres, pelo exilado brasileiro Hipólito José da Costa Furtado de Mendonça.
Isso foi alvo de discussões entre os historiadores e nem a imprensa deu importância à mudança da data. Para o prefeito Roberto Góes, “a história fez bem em corrigir esse erro, logo a imprensa, que como órgão controlador de informar corretamente tem a obrigação e dever de fornecer com precisão os fatos que ocorrem no planeta. Antes, comemorava o seu dia de maneira equivocada na data imprópria. Mas, foi justamente no dia 1° de junho de 1808 que foi publicado o primeiro jornal genuinamente brasileiro, o Correio Brasiliense, impresso em Londres”.
Roberto Góes lembrou a contribuição de pioneiros como Alcy Araújo, Carlos Cordeiro Gomes, Hélio Pennafort, Joaquim Ramos, Haroldo Franco, Jorge Basile além de profissionais ainda em atividade como Luiz Melo, Jota Ney, José Caxias, Roberto Gato, Seles Nafes, Simone Guimarães, Paulo Silva, Olivio Fernandes, Rodolfo Juarez, Humberto Moreira, Carlos Lobato, Fernando Canto, Domiciano Gomes, Silas Junior, Carlos Bezerra, Pedro Velleda, Mario Tomaz, Luiz Trindade, Olimpio Guarany, em nome de quem homenageou a todos os profissionais.

Marco Ferraz, da Monark, é o novo presidente da BRAZTOA

Em Assembleia Ordinária realizada hoje, dia 31 de maio, os associados da BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) elegeram a diretoria para o biênio 2011/2013. Marco Ferraz, da Monark, foi eleito por unanimidade, em candidatura única. Ele substitui José Eduardo Barbosa, presidente desde 2007.

Abaixo, a nova diretoria da BRAZTOA e um breve currículo do novo presidente.
•Presidente: Marco Ferraz – Monark
•1º Vice-Presidente: José Zuquim – Ambiental
•2º Vice-Presidente: Magda Nassar – Soft Travel
•3º Vice-Presidente: Afonso Gomes Louro – Visual
•4º Vice-Presidente: Plínio Augusto V. Nascimento – Nascimento
•Diretor Administrativo: Manuel Nogueira – JVS Operadora Turística
•Diretor Financeiro: Celso Luiz dos Santos Garcia – CI
•Diretor Técnico: Maria Estela Rama Farina – Firstar (NCL)
•Diretor Comunicação: Luiz Filipe Naressi Fortunato – Tia Augusta
•Integrantes do Conselho Fiscal
T - Carlos Alberto Carvalho (Leiser)
T - Marcelo Cusnir (New Age)
T - Frederico Levy (Interpoint)
S – Jaime Grossman (GSA)
S - Renato Enzo Carone (Turnet)


•Integrantes do Conselho de Admissão e Ética
T - Cláudio Alberto Nunes Jardim (Luxtravel)
T - Paschoal Fortunato (Tia Augusta)
T - Christian Marcelo Montes Valencia (EDEN TOURS)
S - José Roberto da Silva (Sanchat Tour)
S - Deusa Maria Rodrigues (Designer Tours)

•Conselho Consultivo
Eduardo Vampré do Nascimento (Nascimento)
José Zuquim (Ambiental)
José Eduardo Sampaio Barbosa (Flot)
•Assessorias Regionais
Interior de São Paulo - Juarez Cintra Pereira Filho (Ancoradouro Viagens)
Sudeste - Edson Rodrigues Ruy (Intercontinental)
Rio - Alexandre Pinheiro Souto Maior (Navegantes Operadora)
Centro Oeste - Carlos Alberto de Sá (Voetur)
Nordeste - Afrânio Lages Filho (Aerop)
Sul - Abrahão Finkelstein (Mercatur)


•Assessorias de Apoio
Incentivo - Aldo Leone Filho (Agaxtur)
Assistência de Viagem - Celso Guelfi (Brazilian Assist (GTA)
Nacional e Rodoviário - Salomão Barros Costa (Pomptur)
Emissivo Internacional & Cias Aéreas – Carla Dora Davidovich Cusnir (New Age)
Receptivo Internacional - Cláudio Del Bianco (Del Bianco Tour Operator)
Socioambiental - Ana Carina Homa (Landscape Best Trips)
Relacionamento com Associados - José Roberto da Silva (Sanchat Tour)
Novos Negócios - Nicanor Cordeiro de Abreu Filho (Trade Tours)
Tributário e Legislação - Marcelo Cusnir (New Age)
Tecnologia - Roberto Haro Nedelciu (Raidho)
Representantes & Colaboradores - Danielle Clouzet Roman (Interamerican)
Capacitação - Olga Haruz Sasaki Arima (Designer Tours)

Marco Ferraz tem 43 anos e é diretor da Monark desde 92. Sempre trabalhou com charters internacionais e incentivou a formação de pools de operadoras para o desenvolvimento de destinos. Começou na empresa aos 15 anos, como assistente de guia em Orlando. É também piloto comercial de aviões e helicópteros, além de ter trabalhado por mais de 20 anos no ramo agropecuário. Na BRAZTOA, foi diretor de tecnologia na última gestão (2009/2011).