terça-feira, 8 de novembro de 2011

Caesa fará interrupção no fornecimento de água para interligar adutora central

Domiciano Gomes/Caesa

Nós próximos dias 10 e 11, quinta e sexta-feira, a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) fará a interligação da nova adutora central de Macapá em substituição a atual que rompeu no último dia 3, deixando a maioria dos bairros da cidade por mais de 48 horas sem o fornecimento de água nas torneiras.

Em razão da interligação, será necessário suspender o fornecimento de água para os bairros atendidos pelo sistema central, ou seja, Zerão, Buritizal, Centro, Beirol, Trem, Santa Rita, Cidade Nova, Perpétuo Socorro, Jesus de Nazaré, Pacoval, Laguinho e toda a zona Norte, a partir da ponte Sérgio Arruda.

As paralisações no sistema de distribuição de água são necessárias até que o governo, através da Caesa, possa executar todas as obras de recuperação e ampliação do sistema central de abastecimento.

As obras deveriam ter iniciado em 2007 e, embora o governo tivesse disponíveis mais de R$ 80 milhões destinados à solução da falta de água na cidade, houve atraso na execução das mesmas e o Amapá ainda corria sério risco de perder os recursos.

Recentemente a Companhia realizou a interligação da adutora/zona Norte, que liga o sistema central aos bairros localizado após a ponte Sérgio Arruda. Pouco mais de 24 horas após o fim da obra, houve o rompimento da adutora central no bairro do Trem.

Essa adutora liga a Estação de Tratamento de Água com o reservatório localizado em frente à Universidade Estadual. Para evitar novos transtornos à população, a diretoria da Caesa optou por antecipar a ligação da nova adutora central, já concluída.

De acordo com o presidente da Caesa, Ruy Smith Neves, é prioridade no atual governo solucionar a deficiência no abastecimento de água na capital, levando água aos bairros ainda não contemplados e melhorando naqueles onde a água chega com dificuldade.

Nenhum comentário: