sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ABIH Nacional espera solução de impasse com o Ministério do Turismo

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, ABIH Nacional, comemora o sucesso alcançado pelos coordenadores e tutores da Escola Virtual dos Meios de Hospedagens (EVMH), que superaram a meta de 80% de participantes concluintes na segunda etapa do projeto, executado pelo Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH), braço operacional da entidade representativa da hotelaria no país. Os resultados parciais, apurados até o último dia 20 de outubro, revelam que 23 destinos já estavam nessa condição. “Na mesma data, tínhamos 11.662 concluintes nos 33 destinos. Seguramente, até o final de outubro, pelo menos 30 destinos já terão alcançado a meta de 80%. Teremos mais de 12 mil concluintes, superando mais uma vez a meta estabelecida com o Ministério do Turismo”, antecipa Enrico Fermi Torquato, presidente da ABIH Nac ional.

Entretanto, os fatos ocorridos no Ministério do Turismo a partir do mês de julho, que interromperam os repasses de recursos de convênios para todas as entidades participantes do Programa Bem Receber Copa, entre elas o Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH), até a presente data não tiveram um desfecho. Essa situação impede que o IBH efetue pagamentos aos seus fornecedores desde o mês de Junho.

Mesmo sem receber há mais de 4 meses, a entidade responsável pela execução do projeto manteve a oferta dos cursos e arcou com todas as despesas decorrentes. Essa decisão foi tomada porque se os cursos fossem interrompidos, “jamais conseguiríamos recuperar os alunos numa retomada posterior e a imagem do Programa seria gravemente danificada, trazendo prejuízos irreparáveis para todos os envolvidos”, explica o presidente da ABIH Nacional. Assim, todas as atividades previstas no projeto até o encerramento dos cursos serão mantidas.

Em relação às cerimônias de formatura, o IBH teve o cuidado de montar uma agenda com bastante antecedência, considerando a complexidade da logística envolvida no evento e por acreditar que até meados de outubro o Ministério do Turismo já teria liberado as parcelas restantes do Convênio, o que não ocorreu e continua sem prazo definido. “Estamos envidando todos os esforços para que tenhamos um desfecho favorável o mais breve possível”, garante Enrico Fermi Torquato.

Enquanto perdurar a indefinição do Ministério do Turismo sobre os repasses dos valores restantes do Convênio, o IBH não tem como garantir as datas das cerimônias de formaturas previamente acordadas com cada coordenação. A entidade aguarda o desfecho do impasse para definir novas datas às cerimônias de formatura, quando será possível celebrar a grande vitória alcançada na segunda etapa da EVMH.

A EVMH tem como objetivo qualificar o setor do turismo para receber os megaeventos e, consequentemente, consolidar o Brasil como destino turístico competitivo no cenário global. Sua metodologia foi desenvolvida com base no modelo de educação à distância no local de trabalho, que dá ao aluno a possibilidade de estudar no horário que lhe for mais conveniente. Aulas presenciais, que proporcionam troca de experiências, e prática simulada de resolução de situações-problema também estão incluídas no projeto.

Artigo sobre a metodologia da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem (EVMH), apresentado pelo Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH) na última edição da The International Conference on E-Learning in the Workplace (ICELW), realizada em Columbia (Nova York, Estados Unidos), rendeu projeção internacional como case de sucesso publicado na edição do último mês de agosto do International Journal of Advanced Corporate Learning (iJAC).

Nenhum comentário: