terça-feira, 6 de julho de 2010

Sebrae e parceiros do Projeto Panificação Competitiva do Amapá

Denyse Quintas

No Amapá, o Sebrae, Casa do Sorveteiro, Aspams, Senac, Fieap, Sesi, Armazém Brasil, multinacional Fleischmann e Ocrim S.A Produtos Alimentícios, promovem homenagem aos empreendedores da panificação, com programação intitulada ‘Semana do Panificador’, que acontece no período de 5 a 10 de julho. O Dia do Panificador e o Dia de Ações de Graças à Santa Izabel, Padroeira dos Panificadores, são comemorados em todo o Brasil , no dia 08 de julho.
A diretora técnica do Sebrae, D’Arc Marques, diz que comemorar a Semana do Panificador é reconhecer, por meio do Sebrae, a importância que possui esse setor no Estado, até mesmo pelos resultados significativos que já foram obtidos nas panificadoras amapaenses desde no início deste projeto. “Hoje temos empresários mais motivados refletindo esse comportamento nas panificadoras de sucesso, que apresentam diferencial que vai desde o atendimento até ao layout mais inovador, além da diversidade de produtos, enfim uma nova forma de apresentação das panificadoras no Amapá”, disse a diretora do Sebrae, D’Arc Maruqes.
Segundo a gestora de projeto do Sebrae, Nelma Pires, entre os objetivos da comemoração está o de promover ações de valorização do setor no Dia do Panificador, reconhecendo o trabalho de desenvolvimento socioeconômico do setor no Estado; promover a confraternização entre empresários, parceiros e colaboradores da panificação amapaense; fortalecimento do setor no Amapá; proporcionar destaque nas ações de parceria e resgatar a autoestima dos empresários e colaboradores.
O Dia do Panificador é uma data para lembrar aquele que produz o pão, produto popular, simples e, ao mesmo tempo, complexo e desejado por todos. Por esta razão o Sebrae e parceiros reúne toda a classe no Amapá para uma grande confraternização.
“Temos a plena convicção de que os eventos a serem realizados refletem competência, responsabilidade e o comprometimento de nossas instituições para com o desenvolvimento de ações que atendam as reais necessidades do setor e à valorização dos empresários e colaboradores da panificação, estes responsáveis pelo nosso pão quentinho na mesa diariamente”, informa a gestora de Projeto do Sebrae, Nelma Pires.

Programação:
Data:06/07
Benção do Panificador
Objetivo: Realização de Culto ecumênico e coquetel em homenagem aos panificadores
Hora: 19h
Local: Igreja dos Capuchinhos
Endereço: Av. FAB, 2851 – Santa Rita

Data: 07 e 08/07
Curso de Confeitaria Fina
Objetivo: Proporcionar o aperfeiçoamento e a atualização de novas técnicas e tendências de confeitaria fina.
Hora: 14h às 18h
Local: Área de Alimentos do Senac
Endereço: Av. Henrique Galúcio, 1999 - Santa Rita
Data: 07/07
Coquetel de encerramento do Curso de Panificação e Confeitaria
Objetivo: Integração entre parceiros, reconhecimento e valorização dos participantes do curso (apenados em regime semi-aberto do IAPEN)
Hora: 17h
Local: Área de Alimentos do Senac (Restaurante)

Data: 08/07
Inauguração da Sede da Aspams (Associação dos Panificadores de Macapá e Santana)
Objetivo: Apresentar aos parceiros do setor de panificação e sociedade o escritório administrativo da Associação.
Hora: 19h
Local: Sede da Aspams
Endereço: Rua Mato Grosso, 646-B - Pacoval

Data: 10/07 (sábado)

Baile do Panificador
Objetivo: Congraçamento entre os panificadores e equipe, fornecedores e entidades que fazem a panificação amapaense
Hora: 21h
Local: Malocão do Sesi
Endereço: Av. Desidério Antonio Coelho, 663 - Trem




Artesãos de Mazagão ganham Torno Elétrico para produção de souvenirs

O equipamento industrial permite agilidade no processo de produção e criação de peças em miniatura, em argila

A Associação de Artesãos Maracá e Cunani, composta por 28 membros, localizada no Ramal do Piquiazal, em Mazagão, recebeu do Senai, em parceira com o Sebrae, doação de um Torno Elétrico para produção de peças em miniatura (linha de souvenirs) em argila. A partir desse equipamento se iniciam os testes e o Sebrae estará desenvolvendo o layout das embalagens para compor a linha completa de apresentação do produto para comercialização.
Segundo a gestora do Projeto Amapá Feito à Mão, Josseli Pantoja, o objetivo é focar a comercialização nas festividades do Estado, em Mazagão, com a Festa de São Tiago, em Macapá, a Expofeira, e para os eventos do Sebrae como a Feira do Empreendedor e Amazontech. “A proposta da Associação é oferecer a linha de souvenir também para as instituições governamentais e privadas, como opção de brindes genuinamente amapaense”, disse Josseli.
De acordo com ela, o torno rústico permitia apenas produção de peças em argila de médio e grande porte, com o elétrico se permite adquirir habilidade em peças delicadas, de traços mais sofisticados, além de agilidade no processo produtivo e o incremento de novas técnicas.
Para o conselheiro da Associação, Vicente Moraes, a perspectiva é na melhoria da qualidade do trabalho, maior capacidade de produção com nível acima da média, mas o fator mais significativo é a condição de trabalho, a melhoria no quadro de saúde, prejudicada pelo esforço em manusear o equipamento rústico em quatro horas ininterruptas na atividade, o que causava problemas principalmente na coluna cervical. “O Torno Eletrétrico vai proporcionar mais conforto e conseqüentemente aumento na produção”, declara o artesão.

Retrospectiva
Em 2009, o Sebrae planejou uma ação de consultoria que se chamava ‘Chão de Fábrica’ (espaço de produção). Essa consultoria tinha como proposta identificar as irregularidades no processo produtivo, o que entravava e qual a causa na demora do processo de produção.
O consultor do Sebrae, em uma parceria com o Senai, nesse projeto, identificou irregularidades na estrutura física e na falta de equipamentos, a precariedade na utilização do forno a lenha, a demora e custo alto para essa produção. Com base nisso, propôs a doação de um Torno Elétrico, por conhecer o trabalho da Associação Maracá e Cunani e saber que a entidade vive do artesanato, há uma produção constante e comercialização contínua em Macapá, na Casa do Artesão, além de participar de feiras e, ainda, receber turistas no local de produção em Mazagão.
De acordo com o diretor do Centro de Formação Francisco Leite, do Senai, o professor Assis Feitosa, reconhece a Instituição como referência em nível nacional em qualificação e formação em várias áreas técnicas. “Viemos ao encontro dos membros da Associação Maracá e Cunani de Mazagão para doar um equipamento essencial para eles, conservado e importante para o Senai, mas que não estava sendo utilizado, porque a tecnologia vai evoluindo e avançando e, conseqüentemente, as ferramentas utilizadas pela Instituição também”, informa o diretor.

Projeto
Desde 2006, quando se iniciou o resgate da cultura Maracá e Cunani, começaram as atividades do Sebrae com intervenções de design e melhoramento dos produtos, técnicas, pintura e traços artesanais. O Projeto Amapá Feito à Mão do Sebrae veio reforçar ainda mais as ações de melhoramento no Chão de Fábrica dos artesãos, pois onde se produzia a peça, próximo ao torno rústico, também era utilizado para secar e pintar. No final, o produto apresentava algum resquício de poeira ou sujeira. “As consultorias do Chão de Fábrica vieram para montar um organograma correto desse processo produtivo e ter no final uma peça limpa e muito bem acabada”, explica a gestora do projeto de artesanato do Sebrae, Josseli Pantoja.

Perspectivas
A Associação aguarda apoio para melhoramento na estrutura física. O Sebrae elaborou projetos de viabilidade econômica para tentar acesso ao recurso da Adap (Agência de Desenvolvimento do Amapá), no Projeto Comunidades Duráveis que contempla a construção de um barracão para a Associação, aquisição de equipamentos e ações de design, que não tem como parar, pois há necessidade de inovação e manter o profissional atento a que o mercado está pedindo.
A gestora de projeto do Sebrae explica que o mercado hoje sinaliza para a Associação a necessidade de produção de uma linha de souvenirs e brindes corporativos, e que o Sebrae providenciou a contratação de um consultor para desenvolvê-la junto a comunidade. A embalagem já está sendo desenvolvida pela Instituição que conduz o processo de criação, produção e confecção dos primeiros lotes de embalagens.
O Torno Elétrico foi entregue pelas instituições parceiras, Sebrae e Senai, no dia 1º de julho, na Associação de Artesãos Maracá e Cunani, no Ramal do Pequiazal, em Mazagão.

Nenhum comentário: