quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Esclarecimento da Sesa sobre tres crianças que morreram na Maternidade de Macapá

NOTA À IMPRENSA

Em virtude da matéria publicada nos meios de comunicação do Estado sobre a morte de três bebês no Hospital Maternidade Mãe Luzia (HMML), a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) vem esclarecer os seguintes fatos:

1 – A SESA esclarece que o motivo dos óbitos dos bebês no Hospital Maternidade Mãe Luzia não está relacionado às quedas de energia na referida unidade de saúde, pois a mesma possui gerador de energia para solucionar casos de pane elétrica. O gerador é acionado automaticamente, alimentando as alas de emergência (centro cirúrgico e UTI neonatal) dentro do hospital;

2 – Na madrugada da segunda-feira (27/12), o HMML registrou três óbitos. Isso ocorreu não por falha no atendimento, mas sim por complicações de saúde apresentadas pelos pacientes. Um dos casos ocorrido refere-se a um bebê nascido no município de Serra do Navio que ao dar entrada no HMML apresentava quadro de prematuridade extrema e pesando cerca de 1,400 kg, situação considerada de alto risco. O segundo caso refere-se a um bebê que se encontrava internado na Maternidade há mais de 30 dias com um elevado grau de infecção e com baixo peso. Todos os esforços foram feitos para salvar a vida do bebê, mas infelizmente a infecção se generalizou, levando o paciente a óbito. Sobre o terceiro bebê, a direção da Maternidade informa ter sido um paciente natimorto, ou seja, a mãe deu a luz uma criança já morta.

3 – Sobre os transtornos ocasionados pela reforma da Maternidade Mãe Luzia aos pacientes, a Direção do Hospital pede desculpas, mas, a obra é de extrema necessidade, pois, após sua conclusão, a maternidade ganhará mais UTIs neonatais, além de enfermarias que irão hospedar com mais conforto os pacientes. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde tomou todos os cuidados para que as obras não causem nenhum mal a saúde dos pacientes e já adquiriu novos equipamentos que serão usados nas Unidades de Terapias Intensivas.

4 – Por fim, a Direção do Hospital Maternidade Mãe Luzia lamenta a morte dos bebês e diz que foi uma coincidência dois dos bebês terem falecido no mesmo dia e que a maternidade vem investindo na melhoria do atendimento às mães do Estado do Amapá.

Diretoria do Hospital Maternidade Mãe Luzia

Nenhum comentário: